top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

COMPOSTAGEM CASEIRA


Educar com alimentos também é aproveita-los totalmente! Aqui estamos nos referindo aos resíduos orgânicos crus do dia com os quais fazemos a nossa compostagem doméstica.


A compostagem doméstica ou compostagem caseira é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo de qualidade para hortas ou outro qualquer tipo de cultivo.



Se todos fizessem isso reduziríamos em muitas toneladas de lixo orgânico que vão para os lixões, todo este material quando entra em decomposição, seja nos lixões ou aterros sanitários gera gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa. Se cada um fizer sua parte, nosso meio ambiente será muito melhor, e ainda produz seu próprio adubo.


Educar com compostagem traz um encantamento e consciência diferenciada nas pessoas.

A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.


Simples de preparar, só bater no liquidificador as cascas de frutas, vegetais, ovos, bora de café, sobra de chimarrão e chás etc. com água. Abrir uma cava ao lado do pé da planta ou dos temperos e despejar um pouco da compostagem em seguida cobrir com a terra que afastou, simples assim! seu adubo natural com o aproveitamento total dos seus alimentos.


São importantes alguns lembretes, as sobras orgânicas, devem ser conservadas na geladeira para evitar cheiros e mosquitinhos, assim como alguns resíduos como mostra o quadro abaixo, (Fonte Morada da Floresta) que achei didático, devem ser observados antes de aproveitar para reciclar.


Não utilizo casca de limão, de laranja, nada cítrico, nem alho nem cebola assim como proteínas e alimentos cozidos.

A minha horta no jardim e vasos agradecem... Compartilhando com vocês com muito carinho!

Ana Maria R. Tomazoni



584 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page