top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

CALDOS DESENGORDURADOS - SOPAS

Atualizado: 8 de jun. de 2020





Esta sopa light a base de caldos caseiros, faz toda diferença, são muito mais nutritivos sem perder o sabor esperado de uma sopa que agrada plenamente. As sopas, principalmente em noites frias, sempre será uma grande pedida. Estamos nos aproximando do período mais frio para nós brasileiros, principalmente do sul e sudeste. Mas se você mora em outra região do pais, pode fazer essa sopa que será muito apreciada. BASES DOS CALDOS : São preparações compostas por diferentes ingredientes, utilizadas para facilitar a confecção de produções culinárias. Essas preparações modificam e melhoram o sabor, a textura, a cor, aroma dos alimentos e principalmente os tornam mais digeridos. A base de caldo, que mais gosto, são com ossos bovinos. Com a nova legislação, em grandes centros urbanos não se consegue mais comprar apenas ossos, temos de comprar costela ou ossobuco, extrair grosseiramente a carne, para que com os ossos podermos preparar os caldos. Dica: Peça ao açougueiro cortar os ossos em pedaços menores daqueles expostos e preparados para venda.




Caldo Base de Carne

Ingredientes 2 ½ litros de agua fria 1 kg de ossos bovino (assados ou não) 3 Folhas de salsão, 2 Folhas alho poró 1 cenoura grande picada 3 dentes de alho picado 1 cebola picada 1 amarrado de ervas frescas ou congeladas Opcional: 1 sachê com (canela, anis estrelado, cravo)



Modo de Preparo 1- Coloque em agua fria todos os ingredientes citados. 2- Deixe ferver em fogo médio/brando por 1 ½ hora . Irá formar uma espuma em cima do caldo, com o auxilio de uma escumadeira, vá retirando aos poucos. 3- Depois da fervura, coar e guardar em potes de vidro ou plástico, com etiqueta identificando data e ingredientes da preparação. 4- Congele por até 3 meses ou na geladeira por 3 dias embalado devidamente. Dicas valiosas para o caldo caseiro:  Não colocar sal  Utilizar água fria  Não colocar tubérculos e derivados com amido (batata, mandioca etc. )  Preparar em fogo brando  Você pode utilizar as cascas de alho e da cebola higienizada, como aproveitamento, para ferver com os ossos.  Desengordure o caldo e congele


SOPA LIGHT DE ALHO-PORÓ E COUVE FLOR INGREDIENTES

1cebola picada 3 dentes de alho picado 4 alho-poró picados com as folhas 3 xícaras de couve flor 2 litros de caldo caseiro de carne ou vegetais Sal , pimenta e noz moscada a gosto 50 g de queijo parmesão ralado Cebolinhas verdes cortadas em anéis. Torradas ou croutons para acompanhar

MODO DE PREPARO 1-Leve uma panela ao fogo com a cebola e o alho.(não precisa óleo) 2- Refogue bem misture o alho-poró e a couve flor 3- Junte o caldo caseiro, preparado anteriormente. 4- Coloque sal, noz moscada ralada na hora 5- Deixe cozinhar tampado, até tudo ficar bem macio 6 Sirva natural como ficou cozida ou bata com mixer ou liquidificador fazendo um creme. 7- Sirva com o queijo ralado, cebolinhas e torradas ou croutons.






Bom proveito!







266 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page