top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Caldos ou Sopas no Pão - Imunidade Reforçada



Em noites frias, que tal aliar saúde e culinária para encher os olhos e a alma?! A culinária enriquece e auxilia nosso corpo em relação à nossa imunidade nas diferentes estações do ano, principalmente nos períodos com temperaturas mais baixas. Por isso, nesta publicação, sugerimos caldos, ou sopas, em pães de milho ou italiano, com ingredientes frescos, orgânicos, ricos em fibras e vitaminas para manter o sistema imunológico fortalecido.

Buscar diretamente em uma horta ou plantar seus temperinhos faz a diferença nos sabores finais, assim como as técnicas de preparo. Por exemplo: um bom caldo base para o preparo com vegetais variados, pode ser feito com ossos bovinos ou frango ou peixe; esta é a forma de iniciarmos, com os segredos nutricionais de saúde!

Mas para aproveitar e facilitar a vida, o melhor é fazer uma quantidade maior e congelar. Para isso, além de receitas, veja como congelar e descongelar a seguir:




Inove e surpreenda: sirva no pão

Ao invés de servirmos em pratos ou tigelas, que tal servir dentro de pães de milho, pão francês ou, no melhor, no pão italiano? Fica lindo, fácil e surpreendente! Mas precisaremos observar algumas regras. Servir bem quente, sempre com auxílio do forno. Receitas comfort food, ou seja, pratos que despertam emoções através do paladar. Comida é como um abraço que nos aquece e traz boas lembranças, principalmente de família, com muito carinho.

Apresentamos também algumas boas sugestões para decoração e acompanhamentos servidos à parte, como: cebolinha picada em aneizinhos, bacon crocante, pimenta dedo de moça picada, salsa picadinha, coentro apenas as folhas, sementes (gergelim, linhaça etc.), frutas oleaginosas (castanhas, caju, baru…) queijo ralado, entre outros, a gosto.


Preparo dos pães

Pães médios tipo italiano, pão francês casca grossa ou de milho. Tire a tampa, aperte todo o miolo dentro do pão e leve para dourar, pois ficará bem crocante e firme ao servir:


– Cortar a parte de cima do pão, tipo tampa

– Retirar ou apertar o miolo

– Assar 180°C por 15 minutos

– Colocar a sopa quente e voltar para o forno

Sirva bem quente!












LINK DA RECEITA NO YOUTUBE https://youtu.be/nOumFTtXil0

RECEITAS

Creme de espinafre e palmito


Ingredientes

– 2 Dentes de alho picado

– ½ cebola picada

– 1 Maço de espinafre grande fresco (orgânico) ou 300 gramas ou 1 embalagem de espinafre fatiado congelado

– 4 Xícaras de chá de leite ou leite vegetal ou caldo caseiro (para os intolerantes a lactose.

– 3 colheres de sopa de manteiga

– 4 colheres de sopa de farinha de trigo

– Sal e Noz-moscada ralada na hora a gosto

– 1 vidro (250g) de palmito

– Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo 1- Em uma panela coloque 1 colher de sopa de manteiga, frite o alho picado e junte o espinafre descongelado ou natural já higienizado e picadinho. Refogue e reserve.


2- Como observação: espinafre congelado: descongele no micro-ondas o espinafre por 3 a 4 minutos, em potência alta ou na tecla automática descongelar. Refogue e reserve.

3- Na mesma panela, do refogado, coloque o restante da manteiga (2 colheres), derreta e junte a farinha e mexa bem por 2 minutos aproximadamente.

4- Adicione o leite aos poucos e mexa com um batedor de arame para não empelotar.

5- Tempere com noz-moscada e sal, cozinhe até engrossar, mexendo por cerca de 10 minutos.

6- Acrescente o espinafre refogado e mexa. Espere engrossar.


7-Junte o palmito picadinho, tempere com sal, pimenta e noz moscada a seu gosto. Cozinhe em fogo médio, por mais 10 minutos.

8- Sirva dentro de pães individuais, pré-preparados e assados

Para servir a sopa De 6 a 8 pães individuais médios italianos ou de milho tipo mini broa









LINK DA RECEITA NO YOUTUBE https://youtu.be/-VpLuPT42tU

Caldo de legumes caseiro


Ingredientes – 1 ½ litro de água filtrada – ½ peito de frango picado e/ ou 1 carcaça de frango – Alho poro, cenoura, tomate, cebola, alho e salsão

Modo de Preparo

1- Em uma panela, coloque o curry e deixe dourar, exalar todos os aromas; só então coloque o azeite e a cebola, o alho, e deixe refogar.

2- Junte o alho picado, o tomate, o frango e continue refogando.

3- Junte os legumes, a mandioquinha picada, a cenoura picada e o caldo caseiro. Tampe e deixe cozer. Pode usar a panela de pressão por 15 minutos.

4 – Deixe esfriar. Retire o frango. Bata com mix ou no liquidificador o caldo com vegetais.

5- Ao servir coloque o frango desfiado em cima

6- Se gostar, coloque queijo parmesão e anéis de ceboletes verdes!

Servir dentro de pão individual de milho, pão francês casca dura ou de pão italiano.


PARA MAIS RECEITAS E CONTINUAR LENDO A MATERIA ACESSE O PORTAL DO ENVELHECIMENTO (link abaixo)



191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page