top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

PÃO DE BATATA

Atualizado: 8 de jun. de 2020

Atendendo a muitos pedidos em tempo de “ficar em casa” (quarentena) finalmente a receita de pão de batata ou de mandioquinha que os seguidores nos pediram. Fácil de fazer envolve a família toda e dá um super lanche que virá jantar! Uma festa em família, o perfume de pão não se esconde, se você mora em prédio juro que o telefone vai tocar pedindo ... Gostaria de pedir só um minuto mais de sua atenção antes de começar a ler os ingredientes da receita.

Escrevo como educadora alimentar que acredita no poder de educar com alimentos, veja na receita de hoje fazer pão, podemos transmitir uma aula de ciências com diferentes conceitos químicos fundamentais a fim de aplica-los na vida cotidiana e , assim, se tornarem por que não, sujeitos críticos e reflexivos?? ?


A sabedoria de boas lembranças dos mais velhos e saberes populares, falar de roça, de nossos avós. Falar da disciplina história com os portugueses que abriram suas padarias, quantos sentimentos e convívios entre gerações. Assim, um simples e delicioso pão podemos trazer a tona muitas dimensões que permeiem religião, ciências, matemática, historia, psicologia, nutrição. Essa magia de transformações e amor principalmente para quem colocou a mão na massa é um sentimento inexplicável que merece ser refletido e valorizado. Grande abraço, Ana Tomazoni


PÃO DE BATATA

Ingredientes: 2 tabletes de 15g de fermento biológico fresco ou 2 colheres de sopa de fermento biológico seco. 1 colher de sopa de açúcar 1 colher de chá de sal ½ xícara de chá de agua morna 3 colheres de sopa de farinha de trigo Misturar tudo e deixar crescer. Quando dobrar de volume, acrescente os demais ingredientes.

2 ovos inteiros 2 colheres de sopa de manteiga 100ml (1/2 xícara – chá) de leite 1 batata grande cozida e amassada (+ ou -250 a 300g) 500 g de farinha de trigo (colocar aos poucos)

Modo de Preparo 1- Comece com o fermento, açúcar misture bem até dissolver, junte a àgua , 3 colheres de farinha de trigo, vá misturando até ficar uma massa fluida, finalize com o sal, misture novamente e deixe crescer por 30 minutos. (coberto) 2- Nessa mistura crescida junte os ovos, a manteiga amolecida, o leite, a batata cozida e amassada e a farinha de trigo. Misture todos os ingredientes, apenas atenção a farinha de trigo deverá ser colocada aos pouco até sova-la na mesa. Deixe crescer por 30 a 40 minutos (até dobrar de tamanho) 3- Modele os pães do tamanho desejado e com recheio, coloquei linguiça calabresa ralada no ralo grosso e requeijão firme Catupy., mas faça o recheio que a família gostar. Também adora escarola refogada bem temperada. 4- Pincelar deixar crescer para então colocar no forno quente 180°. graus por aproximadamente 35 minutos, quando dourar.




Aprenda essa e muitas outras receitas e técnicas especiais no nosso curso completo de panificação na Sabor & Saber Gastronomia


Confira o curso no nosso site.


Alunos do curso de panificação






1.378 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page