• Chef Ana Tomazoni

OMELETE DE FORNO, LIGTH

Atualizado: Jun 8

Para começar a semana com cardápio leve e consciência tranquila que tal um omelete de forno, quentinho?! .. .... Assim continuamos nossa maratona semanal compartilhada, em tempos de “ficar em casa”, trabalhando, lógico e muito, e deixando nossa comida de verdade atenta para nossa imunidade com muitas vitaminas e sais minerais, como é o caso dessa torta ou omelete de vegetais.

Tive restaurante por muitos anos e esse omelete, era um grande coringa, delicioso e quentinho Aqui em nossa escola e canais que divulgamos a filosofia de vida “Educar com Alimentos” (titulo do meu livro e tese de doutorado) falamos em alimentação saudável como um hábito que precisa estar presente no dia a dia da família.

Aqui na Sabor e Saber Gastronomia, temos um trabalho interdisciplinar com profissionais especialistas, como na nutrição, a Dra. Gislene Rocha , nutricionista da @Clinica Gislene Rocha Especialidades, em Santo André, que comunga com isso em uma mesa balanceada com legumes e verduras , comida de verdade, alimentos frescos; uma composição que pode evitar doenças provocadas pela falta de nutrientes e prevenir outras. Quem consome grande quantidade desses alimentos garante o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminui a chance de desenvolver diversas doenças assim como combate a obesidade.

As verduras e os legumes são importantes fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas das verduras contêm clorofila, que limpa e oxigena o sangue. As de cor mais intensa (verde escura) são abundantes em ácido fólico, importante anti-anêmico, além de serem boas fontes de cálcio, fósforo e ferro. As folhas de nabo, rabanete, cenoura, beterraba, couve-flor e brócolis também são ótimas para comer, inclusive os talos. Já abordamos em várias postagens a importância do aproveitamento total dos alimentos como talos e folhas.


OMELETE DE FORNO - Omelete simples e fácil (lembrando que os vegetais podem ser substituídos pelo que você gostar ou tem na geladeira, principalmente se tiver os vegetais frescos com ramas aproveite tudo.)

Ingredientes: - 2 dentes de alho - 1 cebola picada - Especiarias secas ou frescas: orégano, salsa, cebolinha, noz moscada, cúrcuma, manjericão etc. - Sal e pimenta a gosto - 6 ovos inteiros - 2 cenouras pequenas ralada grossa - 1 abobrinha ralada grossa - 1 chuchu ralado grosso - Se tiver, 1 xícara de chá de ramas picadinhas miúdas ou espinafre - 1 colher de sopa de fermento em pó - 100 g de muçarela ou (50 g de muçarela e 50g de queijo branco)

Modo de Preparo:

Antes de começar o preparo, vou contar o meu segredo pessoal de sabor: Frito em uma frigideira ½ colher de cúrcuma ou curry deixo dourar e ativar os aromas, junto a cebola e o alho e mexo até incorporar bem os sabores ai misturo junto nos legumes ralados. Mas é só uma dica pois poderá colocar tudo cru ....




1- Bater bem os ovos com mixer ou liquidificador, se preferir 3 minutos com seu

2- Coloque seus temperos secos ou frescos e o sal , misture bem. 3- Junte os legumes ralados grosso ou bem picadinhos, inclusive o alho e cebola) e o fermento em pó 4- Finalize com o queijo também ralado grosso. 5- Coloque em forma forrada com papel manteiga ou só manteiga. 6- Leve ao forno 180°C, por 45 minutos, até dourar.


Bom apetite!






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