top of page
  • Foto do escritorMari Mendes SocialMedia

Sabor e Saber no Salone del Gusto 2014



Queridos amigos,


Em outubro próximo estarei representando o Brasil no Salone Del Gusto e Terra Madre 2014, em Turim, Itália, no grupo de trabalho EDUCAÇÃO.


Para quem ainda não sabe, o Salone del Gusto nasceu em 1996 com o objetivo de valorizar os pequenos produtores e os alimentos de qualidade produzidos de forma artesanal.


Em 2004, junto com o Salone del Gusto, foi organizado também o Terra Madre day, um evento que reúne milhares de comunidades do alimento -- cozinheiros, especialistas, jovens, enfim, uma rede mundial empenhada na promoção de uma produção alimentar boa, limpa e justa.


De novo, em 2014, produtores, Laboratórios do Gosto, Fortalezas, instituições e comunidades do alimento, acadêmicos, cozinheiros e jovens da rede Terra Madre, vindos de 170 países, estarão reunidos num evento único.


Neste evento, o que chama mais atenção do público é o MERCADO, nada mais que o coração do Salone. Lá estarão cerca de 1.000 pequenos produtores do mundo inteiro, uma exposição da extraordinária diversidade gastronômica dos cinco continentes.


São artesãos, agricultores, pecuaristas, pescadores e cozinheiros do Terra Madre, além dos produtores de centenas de “Fortalezas Slow Food” (veja explicação no pé da matéria). É um resgate da culinária tradicional e de sabores diversos, alguns inclusive já considerados perdidos pelo tempo.


O evento é aberto. Convido todos os amantes de gastronomia para participar. É uma oportunidade única!


Confira alguns conceitos que farão você entender melhor o evento:


Slow Food – Fundado em 1986, é um movimento internacional, sem fins lucrativos, com mais de 100 mil membros, cujo princípio básico opõe-se à tendência de padronização do alimento no Mundo (fast food) e defende o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.


Convivium - É uma palavra Latina que significa ‘um festim, entretenimento, um banquete'. O Slow Food usa este nome para nomear seus grupos locais. No Brasil, definiu-se usar o nome “Convívio” para esses grupos. A Escola Sabor e Saber Gastronomia, em São Bernardo, é um destes Convívios


Terra Madre – Iniciativa que reúne comunidades do alimento que trabalham pela sustentabilidade de seus produtos, pela qualidade que confere sabor excepcional e pelo respeito ao ambiente e ao povo. Em outubro de 2004, o Slow Food realizou a primeira edição do Terra Madre, o encontro mundial das comunidades do alimento.

Aproximadamente 5000 delegados representando 1.200 comunidades do alimento de 130 países participaram, incluindo agricultores, pescadores, processadores, distribuidores, cozinheiros e especialistas agrícolas.


Arca do Gosto – É um catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas com potenciais produtivos e comerciais reais. O objetivo é documentar produtos gastronômicos especiais, que estão em risco de desaparecer. Desde o início da iniciativa em 1996, mais de 1.000 produtos de dezenas de países foram integrados à Arca.


O Convivium Sabor e Saber, da Escola Sabor e Saber Gastronomia, cadastrou na Arca do Gosto dezenas de receitas com o fruto Cambuci.


Fortaleza - As Fortalezas são projetos do Slow Food iniciados em 1999 para ajudar os pequenos produtores a resolver suas dificuldades, reunindo produtores isolados e conectando-os com mercados alternativos, mais sensíveis à sua situação e que valorizam os seus produtos.


Para que um produto passe do catálogo da Arca do Gosto à Fortaleza, é preciso fazer contato direto com produtores que compartilhem os valores e a filosofia do Slow Food e tenham motivação para desenvolver o projeto.



Saiba mais no site Slowfoodbrasil.com


Um abraço,


Chef Ana Maria Tomazoni Sabor e Saber Gatronomia www.saboresabergastronomia.com.br Venha estudar Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page