top of page
  • Foto do escritorChef. Ana Maria Tomazoni

Pipoca Gourmet

Como estamos atendendo pedidos em tempo de “Ficar em Casa”, nossas dicas de hoje são pipocas gourmet. Receitas e vídeos trabalhando comida de verdade, com alimentos naturais de preferência orgânicos.


Para colorir a pipoca de uma forma natural, experimente estoura-las na manteiga colorida com sementes de urucum.

Preparo do óleo de Urucum


Coloque em uma panela 2 colheres de manteiga e 2 colheres de óleo de milho e aqueça em fogo médio, quando estiver bem quente, coloque 2 colheres de sopa de sementes de urucum, mexa bem e desligue. Deixe descansar até esfriar, coe e utilize para estourar as pipocas.

Colocando em panela com tampa, o óleo vermelho (de urucum) que preparou e coou junte os grãos de pipoca, misture bem, para envolve-los. Em fogo médio alto, mexa a panela com frequência até estourar. Coloque sal a gosto.

  1. Faça o mesmo com óleo ou manteiga aquecida juntando ervas frescas (alecrim, manjericão, sálvia, etc. )

  2. Outra sugestão é utilizar especiarias secas: Orégano, pimentas diversas, sementes de erva doce, alecrim.

Confira um exemplos de receitas:


Pipoca da Alegria! Com Alecrim


Ingredientes

200 gramas de milho de pipoca 2 colheres de manteiga ou azeite de oliva 4 ramos de alecrim fresco bem picado ou 1 colher de alecrim seco

Modo de preparo

  1. Em uma panela coloque a manteiga e o alecrim. Quando aquecido coloque o milho de pipoca.

  2. É importante deixar em fogo médio, evitando que a pipoca queime e garantindo que ela pegue o sabor da erva.

Obs.: Você pode utilizar outras ervas como manjericão ou tomilho.


Pipoca Amarela do Índio



Ingredientes

200 g de milho de pipoca sal a gosto 2 colheres de sopa de óleo de urucum caseiro (preparado conforme explicação acima )


Pipoca com Vinagrete de Cambuci e Abóbora


Ingredientes

200 gramas de milho de pipoca 2 colheres de manteiga ou azeite de oliva 3 tomates sem sementes 1 xícara de abobora em cubinhos cozida 2 frutos Cambucis (sem casca e picado) ou suco de limão 1 cebola média 1 dente alho grande ½ xícara de chá de azeite de oliva Sal e pimenta a gosto 1 xícara de chá  salsinha picada ou ervas Opcional: 1 pimenta dedo de moça bem picadinha.

Modo de Preparo

  1. Estoure a pipoca e reserve.

  2. Vinagrete: Misture o Cambuci descascado e bem picadinho ou suco de 1 limão, com o azeite de oliva, bata até ficar cremoso. Junte com o tomate, a abobora cozida e picada em cubinhos, cebola, alho, sal, pimenta, ervas. e outros ingredientes que gostar.

  3. Sirva em cima das pipocas estouradas.


Pipoca com Chocolate (Em tempo de páscoa... com chocolate)


Ingredientes


4 xícaras de chá de Pipocas sem sal, estouradas 100g de chocolate derretido 2 colheres de sopa de chocolate em pó para polvilhar

Modo de Preparo

  1. Derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas. Veja na postagem do nosso blog de onde publicamos o passo a passo dos derretimentos e temperas.

  2. Coloque as pipocas estouradas dentro do recipiente que preparou o chocolate, misturando bem com garfo e em seguida coloque em uma forma forrada com papel manteiga. Leve à geladeira por alguns minutos para secar o chocolate.

  3. Polvilhe chocolate em pó, as pipocas banhadas.

  4. Sirva em potes coloridos! É uma delicia.


Faça algumas das receitas e depois me contem!




1.300 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page