• Chef Ana Tomazoni

HAMBURGUER VEGANO


Os hambúrgueres também podem ser vegetarianos e se transformarem em um prato excelente e cheio de nutrientes com vitaminas e sais minerais.

Você pode usar qualquer tipo de vegetal, mas, em geral, aconselham-se os que têm texturas similares às da carne: soja, tofu, de frutos secos, cereais e inclusive legumes, ervas frescas. Com esta base você poderá criar extraordinários hambúrgueres.


Misture tudo: os vegetais cozidos, o refogado, o ovo batido também ajuda na consistência e vitaminas. Misture bem para que misturem os sabores entre eles. Pode usar um toque do mixer para realizar a mistura.

Deixe a massa obtida descansar.. O ideal é deixar na geladeira e cobrir com um plástico filme, para que fique mais fácil moldar os hambúrgueres.

Depois de modelados leve para gelar ou congelar , pois serão mais fáceis de prepara-los. Podem ser assados ou fritos.

A frigideira poderá ser untada (levemente) com óleo ou manteiga e o segredo é estar bem quente para colocar o hambúrguer. Deixe começar dourar as bordas só então vire. Deixe no ponto desejado de cozimento.

- HAMBURGUER DE SOJA E ABOBORA

Ingredientes:

1 xícara de soja cozida ao dente

300g de polpa de abóbora cozida (japonesa) e amassada

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 xícara de chá de cebola bem picadinha ou ralada se possível fritas até dourar

1 dente de alho ralado

sal- pimenta Síria – pimenta do reino - canela em pó – noz moscada a gosto

1 xícara de hortelã picada

Modo de Preparo:

1- Para ganhar mais sabor, melhor fritar a cebola picada até dourar, depois junte o alho ralado ou picado, refoguar por mais 1 minuto. Deixe esfriar.

2-Cozinhar a soja grão ou proteína de soja hidratada com água quente. Reserve

3- Em um recipiente coloque a soja cozida, a polpa de abóbora, e os temperos: sal, cebola, pimenta do reino moída na hora, (pimenta síria) noz moscada, hortelã, canela e o azeite de oliva. Incorpore tudo muito bem.

4- Modele a massa em forma de hambúrguer e leve para gelar. E ainda melhor congele.

5- Assar em forno convencional 180o.C até dourar. Sirva quente. Outra opção em frigideira antiaderente já aquecida, fogo médio tampado. Deixe dourar um lado de cada vez.

6- Monte em pão de hambúrguer aquecido, com os acompanhamentos desejados, maionese, ketchup – mostarda, folhas frescas etc






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