• Chef Ana Tomazoni

Feijoada vegana para o Dia da Saúde - Portal do Envelhecimento

Sugerir opções veganas e vegetarianas é uma das práticas em direção a termos mais saúde, principalmente se forem com produtos orgânicos.

No mês de abril de 2022 comemoramos a Páscoa, que para os católicos tradicionais se faz presente pela abstinência à carne, assim também, como o Dia da Saúde em 07 de abril. Diante disso, tive como inspiração para a matéria de nosso Blog Sabor e Saber uma sugestão sem carne. Pensei em um prato muito apreciado pelos brasileiros, a feijoada bem suculenta, mas, contemplando os não carnívoros, nossa sugestão é de uma “feijoada vegana” que vale a pena ser preparada e surpreender a todos que irão comer.

A Organização Mundial da Saúde adotou o tema, a ser celebrado como o Dia da Saúde de 2022, “Nosso planeta, nossa saúde”. A cada ano há um tema sugerido para refletir problemas relacionados à saúde que afetam a população mundial.

Pensar em nossa saúde, ser saudável nos dias atuais não é fácil, uma vez que enfrentamos grandes desafios, como alto custo dos alimentos, cujos preços cada dia mais altos para proteínas (carnes, aves, peixes), alimentos orgânicos e remédios para nos mantermos saudáveis; rotinas estressantes; pouco tempo para prepararmos nossos alimentos e também para praticarmos atividades físicas e regras citadas a todo momento!

Entretanto, precisamos estar atentos para “o cuidar de si”. Devemos tentar ao máximo nos programarmos com a rotina e adotar no dia a dia práticas que melhorem nossa qualidade de vida, a fim de conseguirmos uma saúde física, mental, social e muita disposição para vivermos felizes um dia de cada vez!

Sugerir opções vegetarianas é uma das práticas em direção a termos mais saúde, principalmente se forem com produtos orgânicos.

Na verdade, estou não só pensando nos vegetarianos e no que significa esse conceito, pois há muitas dúvidas. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, “é considerado vegetariano todo aquele que exclui de sua alimentação todos os tipos de carne, aves e peixes com seus derivados, podendo ou não utilizar produtos lácteos ou ovos”.

Qual a diferença entre vegetariano e vegano?

A principal diferença entre veganos e vegetarianos é que os veganos não consomem nada que tenha origem animal, seja em sua alimentação ou outros produtos, como artigos para higiene, limpeza, vestuário ou remédios. Já os vegetarianos não comem carne, peixe e aves, mas consomem outros produtos de origem animal, por exemplo: ovos, leite com seus derivados.

Como estamos falando de saúde, citaremos alguns dos benefícios da dieta vegana: – Dieta rica em nutrientes, benéfica aos doentes cardíacos. – Pode diminuir os níveis de açúcar do sangue e melhorar a função renal. – Ajuda a diminuir as chances de alguns cânceres. – Pode diminuir as dores da artrite. – Cuida do físico e com resultados positivos para maior longevidade.

Outro evento que neste ano será em meados de abril, é a Páscoa. A Páscoa Cristã é o maior acontecimento de fé comemorado todos os anos e relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A celebração estende-se pela Semana Santa.

Na Sexta-Feira Santa há a abstenção de carne em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.

O Código de Direito Canônico afirma que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas para a abstinência de carne ou outro alimento, mas o jejum pode ser substituído pela realização de uma obra de caridade, por exemplo. No que compete à Páscoa, o jejum era realizado durante todo o período da Quaresma (período de 40 dias que antecedem a Páscoa).

Existem aqueles que ainda fazem o jejum na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. O mais comum entre aqueles que praticam o jejum é de realizá-lo apenas na Sexta-Feira Santa.

Vamos agora às nossas sugestões de receitas para quem quer praticar a abstinência de carne, mas não pode ou não quer jejuar.

Feijoada vegana

Ingredientes: – 500 gramas feijão preto – 400 gramas tofu extra firme – 300 gramas cogumelo – 100 ml shoyu – 200 ml água – 2 unidades cebola – 1 unidade cenoura – 4 dentes alho – 3 colheres sopa óleo – 2 folhas louro – 1 amarrado de ervas – Sal e pimenta – Salsa e cebolinha – Pimenta dedo de moça se gostar.


Modo de preparo:

– Deixar o feijão preto de molho na água por pelo menos 8 horas de antecedência.

– Peneirar o feijão descartando a água do molho. Em uma panela (sem ser pressão), adicionar o feijão com 3x o volume de água. Cozinhar em fogo médio junto com o amarrado de ervas, louro e sal por cerca de 40 minutos.

– Em uma frigideira refogar a cebola e alho picados no óleo até dourar bastante e ficar marrom. Pegar uma concha do feijão e adicionar no refogado. Mexer bem pegando o dourado do fundo e colocar tudo de volta na panela do feijão. – – Adicionar a cenoura picada e cozinhar por mais 10 minutos.

– Separadamente, em uma frigideira, adicionar o óleo e quando estiver bem quente, dourar o tofu que escorreu em peneira.

– Diminuir o fogo e ir apertando o tofu com uma espátula sem se desmanchar até fazer o barulho de “tssss”. Virar quando estiver dourado em cada lado e crocante. Em seguida, adicionar o cogumelo e dourar por cerca de 5 minutos.

– Acrescentar no feijão e ajustar sal, pimenta, salsa e cebolinha.

Feijoada vegetariana suculenta

Ingredientes: – 500 gramas de feijão preto – 2 colheres de sopa de óleo – 2 cebolas picadas – 4 dentes de alho – 4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu) – 4 folhas de louro – 1 litro de caldo de legumes caseiro – 2 cenouras picadas – 400 gramas de abóbora – 1 chuchu – 300 gramas de mandioca (aipim ou macaxeira) cozida – 300g de cogumelos – repolho picado a gosto – salsa (ou salsinha) a gosto ou coentro picado – cebolinhas verdes – ervilha fresca a gosto – 200g de queijo provolone em cubinhos – sal a gosto – Pimenta dedo de moça se gostar

Obs.: Se quiser coloque outros vegetais, maxixes, vagem, cogumelos etc.


Modo de preparo:

– Higienizar o feijão, escolhendo todos os grãos e tirando a sujidade. Lavar por 3 vezes, trocando a água.

– Colocar em uma panela com água fervendo que cubra 3 cm aproximadamente da quantidade de feijão, da panela.

– Tampe a panela e mantenha o fogo desligado por 30 minutos (para hidratar)

– Depois levar a panela ao fogo, não jogar água do feijão de molho fora, deixe ferver em fogo médio por 12 minutos assim que começar o Tsi Tsi Tsi.

– Desligue o fogo e não abra! Deixe esfriar a panela.

– Reserve

– Em uma panela coloque uma colher de sopa de óleo e o alho, refogue, junte a cebola, deixe dourar até ficar dourada.

– Adicione os vegetais picados, cenoura, mandioca, alguns temperos a gosto: folha de louro, pimenta, noz moscada, se gostar pimentões picados, junte o feijão e o caldo de legumes e deixe por 10 minutos.

– Adicione a abóbora, eu gosto da cabocha (casca verde), chuchu picado, maxixe e deixe ferver até firmar cozido mais firme.

– Separadamente, em uma frigideira, adicionar um fio de óleo, quando estiver bem quente, dourar cubos do queijo provolone em ambos os lados. Reserve.

– Na mesma frigideira coloque um fio de óleo, os cogumelos picados, mexa bem, por 2 minutos, junte o shoyo e junte o sal, pimenta, salsa e cebolinha e coloque no feijão com vegetais fervendo.

– Junte o repolho, ervilhas frescas, pimenta dedo de moça.

– Cozinhe um pouco mais, finalize com o provolone douradinho.

– Polvilhe a salsinha, cebolinha e desligue o fogo e sirva.

Fotos: Arquivo pessoal


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Fonte https://www.svb.org.br/ – Sociedade Vegetariana Brasileira e da Vegan Society https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/por-que-nao-pode-comer-carne-na-sexta-feira-santa.htm https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5964:folha-informativa-alimentacao-saudavel&Itemid=839 https://www.youtube.com/watch?v=_z_9E81nS2g – Qual proporção de feijão em relação a quantidade de feijão?

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