top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Dia do Chimarrão


Este dia é comemorado anualmente em 24 de abril.

O chimarrão é considerado um dos principais símbolos da cultura gaúcha veste não apenas como uma bebida de paixão entre os sulistas do Brasil, mas também como um importante conector social.

O ato de “tomar um mate”, como se diz no Rio Grande do Sul, pode ser interpretado como um convite social, visto que o chimarrão é uma bebida normalmente apreciada e compartilhada em grupos.

Em homenagem a este símbolo de grande importância para o gaúcho, foi criado o Dia do Chimarrão e do Churrasco, instituído a partir da Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003.

A escolha do dia 24 de abril para celebrar o chimarrão e o churrasco (considerado uma comida símbolo dos gaúchos), é uma homenagem a fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha do mundo – CTG 35, em 24 de abril de 1948.

A tradição de fazer uma espécie de chá feito com a erva-mate era comum entre os indígenas que habitavam a região sul do Brasil e atual Uruguai, principalmente entre os guaranis, aimarás e quíchuas.

Para tomar um bom chimarrão é necessário conhecer algumas regras básicas não só de preparo como de ingestão, sugiro você ler leia com muita atenção!

Os dez mandamentos do chimarrão


1) Não peças açúcar no mate.

2) Não digas que o chimarrão é anti-higiênico.

3) Não digas que o mate está quente demais.

4) Não deixes um mate pela metade.

5) Não te envergonhes do "ronco" no fim do mate.

6) Não mexas na bomba.

7) Não alteres a ordem em que o mate é servido.

8) Não "durmas" com a cuia na mão.

9) Não condenes o dono da casa por tomar o 1º mate.

10) Não digas que chimarrão dá câncer na garganta.


203 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page