top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Celebrando o dia do Profissional de Culinária (09/12)

O dia do Profissional de Culinária, 09 de dezembro, Lei n° 10.754, de 23/01/2001 que instituiu o “Dia da Culinarista” projeto autoria do Deputado Geraldo Vinholi a pedido da Associação Brasileira dos profissionais de culinária (ABPC), na época presidida pela Ana Maria Tomazoni.





É interessante conhecermos a profissão de, hoje mais conhecida como, Chef de Cozinha, com suas terminologias que foram se modificando com o tempo. Sou educadora alimentar e chefe de cozinha há muitos anos, estudo e acompanho esse mercado da gastronomia. Para ser um bom Chef de Cozinha ( até a virada do milênio culinaristas) , a experiência pesa muito no currículo pois a arte de cozinhar com quem conhece na prática realmente fará a diferença no fogão e na liderança de sua equipe. Tem ainda a função do planejamento de cardápios, elaborar o pré- preparo, a finalização dos pratos, observando métodos de higiene, cocção e padrões de qualidade.


Um curso profissional que aborde técnicas clássicas de cozinha aliado à prática, este acreditamos ser o ideal. Assim na Escola Sabor & Saber Gastronomia prezamos muito pelo conhecimento com ciência, estudo, dedicação essencialmente práticas, como deve ser aprendido a arte de cozinhar.


Os profissionais de cozinha merecem ser homenageados porque cozinhar é muito mais do que preparar as refeições é fazer para servir o outro, proporcionando-lhe: prazer, saúde, nutrição e alimentando muitos sonhos.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page