top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

BOLO CUCA

Se você procura um lanche da tarde ou da noite que é super leve, delicioso e de rápido preparo, então você está no lugar certo. Mas o que é uma cuca? A cuca tem origem alemã e é uma massa doce ou salgada com uma cobertura crocante. Antigamente a cuca era um prato raro que só era servido em ocasiões como Natal, Páscoa, dias nacionais, já que os seus ingredientes eram caros na época, mas hoje em dia qualquer um é capaz de fazer, então venha conferir essa receita simples e maravilhosa.



Ingredientes:


2 1/2 xícaras de farinha de trigo (3600 gramas)

1½ xícaras de açúcar (240 gramas

½ xícara de água ou leite (120 mililitros

80 g de manteiga

1 ovo inteiro batido

1 tablete ou 1 colher de sopa de fermento biológico

1 pitada de sal Raspas de limão


Farofa doce: (Cobertura da Cuca)


6 colheres de sopa de farinha de trigo (100g)

6 colheres de sopa de açúcar (100g)

4 colheres de sopa de manteiga (gelada) (70g)

Raspas de 1 limão


Modo de Preparo:


1- Ligue o forno nos 180ºC

2- Na batedeira bata as gemas de ovo com o açúcar, a farinha, o fermento, as raspas, sal, e a manteiga (todos os ingredientes) por 5 minutos ou até obter um creme fofo e claro. Este procedimento é importante para conseguir um bolo cuca alemã fofinho.

3- Coloque em forma untada com manteiga. Deixe crescer até dobrar de tamanho

4- Em seguida coloque a farofa preparada em cima e leve para assar. Forno pré aquecido por 10 minutos. Assar 170° C, por 45 minutos ou até dourar.


Modo de preparo da farofa:


Para conseguir uma cuca de farofa misture os respetivos ingredientes em uma tigela e amasse com as mãos até conseguir uma consistência de farofa.


Dica: O segredo da farofa de cuca é apertar levemente os ingredientes com as mãos, para conseguir flocos (soltos) que vão deixar a farofa mais crocante!.



233 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page