top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Semana Brasil campanha nacional com Atrium Shopping e a escola Sabor & Saber Gastronomia.

Atualizado: 10 de set. de 2020

O atrium shopping vai aderir ao movimento nacional que pretende estimular o comércio e dar fôlego novo à economia no mês de setembro. No período, os clientes poderão aproveitar descontos especiais em lojas de diversos segmentos, como moda e eletrônicos. A campanha terá início nesta quinta-feira (3), e segue até o dia 13 de setembro.


Para a campanha, as lojas e corredores dos shoppings participantes vão adotar decoração especial nas cores do brasil (verde, amarelo e azul) para destacar as ofertas especiais, que serão divulgadas nas redes sociais. Apelidada de “black friday brasileira”, a campanha foi inspirada no varejo americano e celebra os 198 anos de independência do brasil.


No atrium shopping a campanha conta também com um cardápio de pratos tipicamente brasileiros em promoção. Além disso, os clientes encontram receitas especiais com a cara do brasil ensinadas por Ana Tomazoni, chef e diretora da escola sabor & saber gastronomia: escondidinho, feijão amigo, galinhada, baião de dois com toque do nordeste poderão ser vistos nas redes sociais e site do shopping.


CONFIRA AS RECEITAS DA CHEF ANA TOMAZONI:


Feijão amigo:


Preparo do feijão amigo se encontra em vídeo no youtube.



Ingredientes:


- 2 xícaras (chá) de feijão preto cozido

- 1 e ½ litro de água ou o caldo que você preparou e congelou

- 1 cebola picada

- 3 dentes de alho amassados

- sal e pimenta moída na hora a gosto

- 1 colher de óleo de girassol, ou azeite

- 1 amarrado de ervas.

Se gostar pedaços de pimentões grandes, louro (retire-os na hora de servir).


Decoração:

200g de bacon frito em cubinhos, salsinha e cebolinha picada ou coentro e croutons.


Modo de preparo:

Em uma panela, frite com óleo o bacon e reserve os cubos. Nessa gordura que sobrou, coloque o alho e a cebola e deixe por 2 minutos. Despeje o feijão o caldo caseiro preparado anteriormente. Junte o amarrado de ervas e outros temperos: sal – pimenta – nóz moscada, o que gostar. Deixe ferver por 10 minutos. Bata no liquidificador ou mixer. Se necessário mais cremoso volte ao fogo o caldo para reduzir. Sirva quente, com os acompanhamentos separados para cada um servir-se como gostar. (bacon frito – ervas picadas – croutons – pimenta dedo de moça picada).


Galinhada

Preparo da galinhada você encontra em vídeo no YouTube.

Link: https://youtu.be/a9GvDa1sJOU


Ingredientes:

- 1 ½ quilo de peito e sobre-coxa cortado em pedaços (escolha o que gostar) - 3 litros de água - 1 amarrado de ervas - 1 colher (sobremesa) de sal – nóz moscada ralada na hora - 4 xícaras (chá) de arroz parboilizado - 6 xícaras (chá) de caldo preparado - 1 xícara (chá) de salsa e cebolinha - 2 ½ cebolas (médias) picadas - 1 colher de sopa de óleo - 1 colher (sopa) de açúcar - 5 dentes de alho amassados - 4 tomates picados sem pele e sementes - 1 folha de louro - pimenta do reino a gosto - 1 pimenta dedo de moça sem sementes decoração: Mandioca palha, tomate cereja, azeitonas pretas e ovos cozidos. Modo de preparo Caldo:

Coloque a água para ferver o amarrado de ervas e 1 colher (sobremesa) de sal. Quando ferver, junte os pedaços do frango, ½ cebola picada e ½ xícara (chá) de salsa e cebolinha. Deixe cozinhar por 15 minutos. Coar o caldo e reserve.

Em uma panela, despeje o óleo, o açúcar e adicione o frango. Misture bem e deixe dourar.

Adicione o alho, as 2 cebolas restantes, os tomates, a folha de louro, o sal, a pimenta e o molho de pimenta. Junte o arroz lavado e escorrido, o caldo da galinha reservado. Misture tudo e deixe cozinhar.

Depois de cozido, adicione o restante da salsa e cebolinha. Distribua numa travessa e decore com ovos cozidos, tomates cereja, cebolinha e azeitonas.


Baião de dois com carne e legumes


Preparo do Baião de dois você encontra em vídeo no YouTube.

Ingredientes:

- 500 g de carne-seca

- 1 xícara (chá) de feijão-fradinho cozido.

- 1 ½ xícara (chá) de arroz - 3 dentes de alho picado

- ½ cebola picada fino - 1 colher (sopa) de azeite (ou óleo)

- ½ colher (chá) de sal

- 1 folha de louro.

- 1 xic de chá de cenoura -

- 1 xic de chá ervilha frescas

- 1 xic de chá de alho poró

- ½ brócolis em floretes 

- ½ xic de chá de tomate

Obs: Os vegetais são opcionais a gosto.


Modo de preparo:


1. Dessalgue a carne seca por 24h trocando a água por pelo menos 4 vezes, melhor cortarem pedaços médios.

2. Cozinhe a carne seca em panela de pressão por 20 minutos, em fogo médio.

3. Deixe esfriar. Desfie a carne e reserve.

4. Cozinhe o feijão-fradinho, com água e um amarrado de ervas e louro, por 10 minutos.

5. Cozinhe al dente os vegetais e reserve

6. Atenção: o feijão não pode cozinhar demais e desmanchar.

7. Reserve a água do cozimento do feijão.

8. Em uma panela coloque 1 colher de sobremesa de óleo frite o alho e cebola e refogue o arroz, junte água e cozinhe até ficar macio.

9. Junte todos os ingredientes reservados ao arroz e sirva. A montagem mágica com um refogado especial! Ingredientes: - 200 g de queijo de coalho - 70 g de bacon em cubos – opcional 100g de linguiça picada - 1 cebola grande - 3 dentes de alho - 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (ou a gordura que preferir, como manteiga ou azeite) - 3 talos de cebolinha fatiada - folhas de coentro a gosto (ou salsa) - sal e pimenta-do-reino - opcional ½ pimenta dedo de moça picadinha. Modo de preparo


Leve ao fogo médio uma frigideira grande, de preferência antiaderente. Quando aquecer, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga de garrafa e junte o queijo coalho em cubinhos. Deixe por cerca de 2 minutos, até descolar do fundo, mexa com a espátula para dourar por igual. Transfira para um recipiente e reserve.


Mantenha a frigideira em fogo médio e adicione o restante da manteiga de garrafa. Acrescente a cebola e refogue até murchar. Junte os cubos de bacon e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até começar a dourar. Adicione o alho e mexa por mais 1 minuto. Se colocar a lingüiça coloque neste momento refogar junto.

Adicione a carne-seca desfiada e mexa por cerca de 2 minutos para aquecer. Acrescente ½ xícara (chá) da água do cozimento reservada e misture bem, isso vai deixar, o baião de dois, mais molhadinho. Desligue o fogo, junte o feijão-fradinho e misture bem.

Deixe o arroz com os grãos bem soltinhos, junte ao refogado. Misture bem, prove e acerte o sal e a pimenta. Junte os cubinhos de queijo dourados e a cebolinha. Misture e finalize com folhas de coentro.

Sirva com de tomates picadinhos ou tomates cereja.

Pode acompanhar uma salada de folhas verdes.


Escondidinho de mandioca e frango

Preparo do escondidinho você encontra em vídeo no YouTube.


Escondidinho gratinado ingredientes do purê: - 800 g. Mandioca cozida - 300 g. Cará ou inhame - 1 ½ xícaras (chá) de leite quente - sal e noz moscada a gosto ingredientes para montagem: - 1 pote de requeijão - 50 g de queijo parmesão ralado modo de preparo: Cozinhe a mandioca e inhame com bastante água e sal até ficar bem macia.

Amasse ainda quente e bata no liquidificador (ou com o auxilio de mix ) junte o leite quente

Prove o sal

Leve ao fogo mexendo até ficar cremosa.

Monte em um refratário:

Uma camada do purê creme

Depois o recheio (sugestões abaixo)

Outra camada do purê creme

Cubra com 1 colher pequena de requeijão e o queijo ralado.

Levar ao forno para gratinar.

Obs: se quiser utilize somente a mandioca. Sugestões de recheio frango ingredientes: - 1 kg de peito de frango - 2 xícaras de água fervente - 1 amarrado de ervas - 1 colher (sopa) de óleo - 3 dentes de alho picado - 1 cebola picada - 2 tomates sem sementes - temperos à gosto: sal, pimenta do reino, noz moscada - ½ xícara (chá) de azeitonas picadas - 4 colheres (sopa) salsa picada modo de preparo: Na água fervente, cozinhe o peito de frango com o amarrado de ervas.

Desfie o peito de frango. Reserve.

Em uma frigideira coloque o óleo e refogue o alho e a cebola.

Acrescente o frango desfiado, o tomate e os temperos, refogue bem. Junte as azeitonas e a salsa.



Apoio:


97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page