Você conhece esse delicioso e típico prato goiano?
Em época de festas juninas, um ingrediente acaba se sobressaindo em todas as regiões do país: o milho! Pra quem é do estado de Goiás, uma receita pra lá de especial também toma conta dos cardápios nessa época do ano.
Criada há mais de 50 anos na cidade de Quirinópolis, a tradicional receita da Chica Doida é um dos principais pratos da culinária goiana.
A criadora dessa iguaria gastronômica foi dona Petronilha Ferreira Cabral, que já faleceu. Em uma entrevista ao programa Globo Rural no ano de 2008, ela contou que a receita acabou surgindo de improviso!
“Estávamos fazendo as pamonhas de palha e acabaram as palhas, aí eu perguntei para o João [marido] o que fazer com a massa que sobrou e ele falou: ‘espera aí que eu vou inventar‘”, ela contou na atração global.
“A razão da Chica Doida é a pimenta-malagueta. Quando acabou de assar, que estava amarelinha, eu coloquei na mesa e eles começaram a comer, aí eu falei: ‘João isso é bom de mais, como você inventou um trem desse?’ e ele falou: ‘ah a gente vai colocando o trem lá, vai inventando, vai fazendo’ e eu perguntei: ‘e como que chama esse trem bom?’. ‘Ah sei lá, Chica Doida’. Foi inventado na hora!”, finalizou.
Dessa história curiosa surgiu o prato, que se tornou patrimônio da cidade e da região!
Ingredientes
·2 colheres de chá de óleo;
·20 espigas de milho verde raladas ou 2 latas de milho verde
·5 dentes de alho amassados no pilão com 1 colher (chá) de sal;
·1 cebola grande picada;
·1 colher (sobremesa) de açúcar cristal;
·Sal a gosto;
·1 colher (café) de pimenta malagueta
·2 xícaras de chá (500ml) de água;
·150 g de jiló aferventado;
·300 g de linguiça de porco;
·200 g de queijo de minas em cubos;
·150 g de mozarela.
MODO DE PREPARO
1. Em uma panela esquente o óleo (ou a banha de porco) até ficar bem quente
Frite alho e cebola até começar a dourar. Reserve
2. Leve na frigideira a linguiça, coloque um pouco de agua e ferva por 15 minutos. Retire corte em rodelas e em seguida frite a linguiça de porco (tipo toscana) em rodelas Reserve
3. Coloque o milho que ralou e bata com agua (mixer ou no liquidificador )
4. Coloque em refratário grande o milho batido com a agua e junte o alho e a cebola fritos
5. Depois disso mexa bem, coloque o açúcar, o sal e a pimenta, mexe a massa de novo e leve para assar em forno preaquecido a 180º C por 40 minutos.
6. Depois de 25 minutos, adicione mais 1 xícara de chá de água, mexa e deixe cozinhando por mais 35 minutos.
7. Após sentir que a massa está assada, arrume em cima a massa assada, v o jiló em pedaços médios, a linguiça frita, e o queijo em cubos, e finaliza com a muçarela por cima e leve ao forno para gratinar.
Conheça nossos cursos online:
Comments