• Chef Ana Tomazoni

O MILAGRE DO VINAGRE!

VINAGRE NA LIMPEZA - DICAS E ORIENTAÇÕES

O vinagre branco é um dos maiores aliados na hora de limpar, desinfetar e desodorizar a casa. Isso tudo por conta da alta concentração de ácido acético, presente em vários produtos de limpeza. Para provar suas inúmeras utilidades, reunimos algumas dicas de limpeza com esse produto natural. Confira e faça os testes:

Qual é o vinagre para limpeza?

Com alta concentração de ácido acético, o vinagre funciona como desinfetante e desengordurante. Os melhores para a limpeza são o branco (de álcool) e o de maçã.


DICAS DE UTILIZAÇÃO DO VINAGRE PARA LIMPEZA


1· Para limpar o rejunte: Usar o vinagre puro para limpeza, esfregando com escova de dentes


2· Para limpar o piso: Use 200 ml ou uma xícara de chá de Vinagre claro, álcool ou maçã em 5 litros de água.


3 · Para box de banheiro: Misture em um borrifador de 500 ml:

30 ml de detergente neutro e 30 ml de Vinagre ; complete a solução com água. Borrife a mistura no box e passe um pano para limpar.


4· Para vidros e janelas: Esfregar com o lado macio de uma esponja uma pasta de bicarbonato mais água em movimentos circulares, deixar por 5 a 10 minutos de ação. Enxaguar com Vinagre claro.


5· Para bancada de inox, facas e tábua de madeira: Seja para usar na sua casa, em restaurantes ou em cozinhas industriais, quando precisar higienizar bancada de inox, facas e tábuas, esfregue com o lado macio de uma esponja uma pasta de bicarbonato mais água em movimentos circulares, deixar por 5 a 10 minutos de ação. Enxaguar com vinagre



6· Para fogão: Molhe uma esponja com vinagre e passe na superfície fazendo uma pequena pressão. Deixe agir por 15 minutos e passe um pano para secar e dar brilho.



7· Contra larvas do mosquito da dengue: Coloque 1 medida da tampa dosadora do vinagre na água depositada em vasos, panelas, pneus, garrafas ou outros locais de proliferação. Considere a adição de 5 ml de vinagre para para cada 100 ml de água parada, isso é o suficiente para combater as larvas do mosquito transmissor da doença


8 · Para neutralizar o odor de urina e fezes de animais: Lave o local com água mais detergente, enxugue e borrife uma quantidade proporcional do vinagre na área a ser higienizada.


9· Para matar os ácaros: Use 200 ml de vinagre branco em um balde com 10 litros de água. Umedecer levemente um pano, não encharcar, e passar em toda a extensão do colchão, sofá, tapetes ou almofadas


10. · Para eliminar o mofo: A primeira coisa é retirar todas as roupas e objetos, depois passar o Vinagre Branco puro com um pano, levemente umedecido - não encharcado - nos armários, guarda-roupas, prateleiras e gavetas. Deixe secar bem antes de guardar tudo. Não se esqueça de fazer um teste em uma pequena parte do móvel para verificar alguma alteração.


11· Para tirar resíduos queimados de panelas e frigideiras: Esquentar um recipiente com 1 litro de água mais 50ml (1 xícara de café de vinagre) , imergir o utensílio sujo. Deixar por uma noite. No dia seguinte, lavar com água mais detergente. Lembrando que não se deve utilizar o produto em panelas de ferro porque reagem com o vinagre e podem oxidar.

Lembrando : Panelas ! Basta polvilhar sal na superfície, borrifar vinagre e esfregar com o lado áspero da esponja de lavar louças. Parece mágica


12· Para bancos de couros e sofás: Use 200 ml ou 1xícara de chá de vinagre em um balde com 10 litros de água. Umedecer levemente um pano, não encharcar, passar em toda a extensão do sofá ou bancos de couro. Lembre-se de sempre testar em uma pequena parte (escondida) para verificar se não aparecem manchas ou perda de cor.


13· Para objetos do quartinho do bebê: Para higienizar os objetos, você pode passar um pano umedecido, não encharcado, com o Vinagre Claro puro e deixar secar bem.



14 · Para substituição do amaciante na máquina de lavar: Use aproximadamente 100 de Vinagre para Limpeza Castelo ou meio xícara de chá para cada 5 quilos de roupas. Não é necessário fazer uma diluição prévia. Basta colocar a quantidade de vinagre diretamente no compartimento para o amaciante, porque a máquina de lavar cuida de diluí-lo automaticamente. Caso a lavagem seja a mão ou o equipamento não tenha o depósito para o amaciante, adicione o Vinagre na água do último enxágue. A roupa fica macia e as toalhas ficam muito mais absorvente. Esse processo também preserva sua máquina de lavar.


15· Para retirar agrotóxicos e germes de frutas, verduras e legumes: 1º passo: Mergulhar as frutas, legumes e verduras em uma solução de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio por litro de água e deixar por 10 minutos. 2º passo: Mergulhar em um recipiente com 2 colheres de sopa de vinagre por litro de água. 3º passo: Mergulhar por mais 10 minutos em uma solução de 2 colheres de sopa de água sanitária por litro de água, enxaguar bem e secar como de costume antes de consumir.


16· Para lavar louças: Utilize 2 colheres de sopa de Vinagre no detergente, isso potencializa a ação de limpeza e economiza produto.


17 · Para tirar borra de café: Encha o reservatório com o Vinagre e ligue a cafeteira em um ciclo. Depois enxague com água.


18· Para desodorizar o ambiente: Para neutralizar odores e desodorizar o ambiente, misture em um recipiente, nesta ordem: 1 litro de água, ¼ copo de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, 1 medida da tampa dosadora do Vinagre (equivale a 50 ml ou 1 xícara de café) e 1 colher de sopa de amaciante, mexa bem e coloque a mistura em um borrifador.


19 · Para higienização da geladeira: a) com a geladeira vazia, desligar da tomada b) passar um pano ou esponja macia com água mais detergente (10 gotas por litro de água) c) passar um pano com solução de 1 litro de água mais 4 medidas da tampa dosadora do vinagre (equivale a 200 ml ou a 1 xícara de chá) após 10 minutos, passar pano umedecido com água e) passar com um pano solução de bicarbonato de sódio (2 colheres de sopa por litro de água) f) ligar a geladeira novamente


20· Para desentupir chuveiros: Coloque 1 medida da tampa dosadora (equivale a 50 ml ou 1 xícara de café) de vinagre em uma sacola plástica e envolva o chuveiro, deixe lá por uma noite.


21· Para desenferrujar metais: Aquecer o vinagre puro no micro-ondas por 2 minutos, mergulhar a peça enferrujada por uma noite. No dia seguinte, lavar com água mais detergente e passar uma pasta de água com bicarbonato. · Para limpeza do vaso sanitário: As manchas mais difíceis você pode usar o vinagre e escovar vigorosamente.


22. Para tirar o cheiro do vaso, coloque 400 ml ou 2 xícaras de chá de vinagre e deixe por meia hora, depois é só dar descarga.

23· Para ralo de cozinha e banheiro: Despeje duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo e, em seguida 200 ml ou 1 xícara de vinagre . Essa mistura é ótima para desobstruir e remover o odor do ralo da pia da cozinha e do banheiro. Após 5 minutos, finalize abrindo a torneira.

NÃO USAR VINAGRE

1.Não use vinagre na bancada de mármore, granito, pedras em geral, pois pode causar desgaste ou manchas.


2· Não use vinagre em superfícies enceradas, a não ser que a intenção seja realmente retirar a cera.


3· Não use vinagre em panelas de ferro, porque reagem com o vinagre e podem oxidar.


4· Não use vinagre para limpar telas de smartphones, tablets e notebooks. Alguns desses aparelhos vêm com um tratamento especial para evitar manchas de dedos. O vinagre pode retirar esse revestimento.

5 · Não misture vinagre com água sanitária ou qualquer produto que contenha cloro, pois irá formar um gás tóxico, nocivo para pessoas e animais.


6 · Procure não misturar o Vinagre com água oxigenada. Quando a água oxigenada (peróxido de hidrogênio) e o vinagre (ácido acético) são misturados, eles produzem um composto chamado ácido peracético, que vai irritar sua pele, olhos e sistema respiratório, além de ser potencialmente tóxico e altamente corrosivo. Caso queira, use o Vinagre e água oxigenada alternadamente na limpeza. Você pode por exemplo borrifar um desses produtos em uma superfície, limpar, borrifar o outro e limpar em seguida – mas NUNCA misturar os dois em um recipiente ou sobre uma superfície. Esse método alternado, inclusive, é excelente para desinfetar superfícies


Conheça nossos cursos online:

https://www.saboresabergastronomia.com.br/cursos-onlines-1


112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo