top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Dia Internacional do Milho


Comemorado anualmente em 24 de abril, em todo o planeta.

Esta data tem o objetivo de homenagear e incentivar o cultivo e consumo de um dos cereais mais nutritivos do mundo: o milho.

Além da importância nutritiva, o milho também apresenta um valor cultural de destaque, principalmente entre os povos das Américas.

O milho tem diversos benefícios para o ser humanos e os animais, como: proteger as células, reduzir os níveis de colesterol, prevenir problemas cardíacos e controlar a taxa de açúcar no sangue, por exemplo.

Normalmente, no Dia do Milho os agricultores realizam festivais com demonstrações de comidas típicas feitas a base deste cereal, além de concursos de artesanatos feitos com partes da espiga do milho.

O Milho é bem vindo na espiga fresco, seco para estourar pipocas, farinha para riqueja da gastronomia com pratos doces e salgados, em fim uma grande estrela.

Em uma rápida pesquisa, anotei seis curiosidades a respeito deste grão para você pensar na próxima vez em que for estourar suas pipocas:


1. O milho é o único cereal nativo do Novo Mundo.


2. O milho foi a base de sustentação de toda a civilização maia e asteca. Esses povos tinham um Deus dedicado ao cereal chamado Centeotl.


3. Os Estados Unidos são o maior produtor de milho do mundo, respondendo por cerca de 37% de todo volume produzido mundialmente.


4. No Brasil, o estado campeão na produção de milho é o Mato Grosso do Sul, seguido pelo Paraná e por Goiás.


5. Além de estar presente em diversos produtos da indústria alimentícia, como balas, chicletes, cerveja e até salsichas, o milho também faz parte da composição de algumas coisas bem inusitadas, como adesivos, talco e fogos de artifício.


6. O milho serviu de inspiração para a criação de uma personagem infantil muito querida da obra de Monteiro Lobato, o Visconde de Sabugosa, do Sítio do Pica-Pau Amarelo.


454 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page