Dia do Waffle: História, Curiosidades e Delícias para Celebrar!
- Chef Ana Tomazoni
- 25 de mar.
- 2 min de leitura
Se existe uma comida que combina com qualquer momento do dia, essa comida é o waffle! Crocante por fora, macio por dentro e irresistível quando servido com coberturas doces ou salgadas, esse clássico da gastronomia mundial tem um dia só para ele: 25 de março, o Dia Internacional do Waffle!

A História do Waffle
A origem do waffle remonta à Idade Média, quando ferros com desenhos gravados eram usados para fazer massas semelhantes a panquecas. Com o tempo, o prato foi se popularizando, especialmente na Bélgica, onde surgiram algumas das versões mais famosas, como o Waffle de Liège e o Waffle de Bruxelas.
Nos Estados Unidos, a popularidade do waffle cresceu no século XVIII, trazida por imigrantes europeus. Em 1869, Cornelius Swarthout patenteou a primeira máquina de waffles, tornando o preparo ainda mais prático. Foi tanto sucesso que, em 1955, surgiu a famosa rede de restaurantes Waffle House, consolidando o prato na cultura norte-americana.

Curiosidades sobre o Waffle
O termo “waffle” vem do holandês “wafel”, que significa “favo de mel”, devido ao formato característico.
A versão belga do waffle é mais grossa e aerada, enquanto a americana tende a ser mais fina e crocante.
Receita Waffle
Segue uma receita básica pequena (para duas pessoas), mas você pode aumentar a quantidade de cada ingrediente de acordo com o número de pessoas. Ficará perfeita!
Ingredientes
1 ovo grande
½ xícara de chá de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de chá de farinha de trigo
½ colher de chá de fermento em pó Se gostar, adicione duas gotas de essência de baunilha.
Modo de Preparo
Em um recipiente, misture bem os ovos, o leite e a manteiga derretida.
Em seguida, adicione os ingredientes secos peneirados: açúcar, sal, farinha de trigo e fermento em pó.
Com um batedor de arame, misture até obter uma massa homogênea e cremosa (não é necessário bater no liquidificador). Deixe descansar por 10 minutos.
Coloque uma concha da massa na máquina de waffle já aquecida e asse até o waffle ficar dourado (3 a 5 minutos).
Para dar um toque especial, você pode adicionar raspas de limão, especiarias como canela ou noz-moscada, essência de baunilha ou cacau em pó.
Você também pode optar por waffles congelados; hoje em dia, há várias marcas disponíveis nessa versão. Basta aquecê-los conforme as instruções da embalagem!
Para ideias de recheios, confira nosso vídeo abaixo, com sugestões que incluem frutas, peito de peru, cremes salgados, castanhas, entre outros.
Comments