top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Chef Ana e escritor Hermes Tomazoni representarão o Brasil na 92ª Feira do Livro de Lisboa

Até 11 de setembro, deste ano, o Parque Eduardo VII, em Lisboa, Portugal, recebe este que é o maior evento dedicado a promover a literatura lusófona (língua portuguesa) e a fomentar o gosto pela leitura: A Feira do Livro de Lisboa.

Na ocasião, será celebrado o 92º aniversário do evento, que contará com a participação de mais de 140 expositores, distribuídos por 340 pavilhões, os quais trarão à Feira mais de 700 marcas editoriais, sendo esperados mais de meio milhão de visitantes. Isso exigiu uma reorganização do espaço, que obrigou "a um esforço de produção logístico extraordinariamente complexo", disse o presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros – APEL (organizadora do evento), Sr. Pedro Sobral.

A Presidente da Rede Sem Fronteiras, a luso-brasileira Dyandreia Valverde Portugal, Jornalista e Escritora, é também responsável por projetos literários com a participação de mais de mil escritores. Ela já atuou como apresentadora de programa cultural em TV afiliada à Rede Globo (RJ/Brasil) e, atualmente, além de desenvolver projetos em parcerias pelo mundo, se conecta com os membros da RSF, semanalmente, como entrevistadora do programa Conexão Sem Fronteiras.




Foto: divulgação Rede Sem Fronteira


A Feira do Livro de Lisboa terá, este ano, um novo conceito com pavilhões/estandes renovados, mais participantes, numa edição que promete ser mais sustentável e pensada para novos leitores, sendo "a maior edição de todos os tempos".

E é nesse contexto que a Chef Ana Tomazoni e Hermes Tomazoni representarão o Brasil, mais especificamente, São Bernardo, com livros, receitas e a simpatia que o casal recepciona a todos que os conhece.


No evento, ela ministrará workshops culinários e divulgará alguns de seus mais de 50 livros, inclusive com sessão de autógrafos em que estará também, seu esposo, Hermes Tomazoni, coautor de livros, e que receberá homenagem e certificação pelo trabalho literário na Oficina do Livro.

Ana Tomazoni é Doutora em Educação, Mestre em Gerontologia, escritora, pedagoga, professora de Gastronomia e Educação, pesquisadora do GEPI -PUC SP e desenvolve trabalhos voluntários em entidades nacionais e internacionais. Já Hermes Tomazoni é formado em Administração e Ciências Contábeis, Pós graduado em Finanças e Contábeis e coautor de vários livros. Ambos são proprietários da Escola Sabor & Saber Gastronomia e avós de 7 netos.




Todo o evento pode ser acompanhado pelas redes sociais da Rede Sem Fronteiras (clique aqui) ou da própria Ana Tomazoni (clique aqui).

Abaixo, você confere entrevista exclusiva que ela cedeu ao portal Personalidade ABC antes do embarque para Portugal.

Como surgiu o convite para participar da 92ª Feira do Livro de Lisboa - Portugal?

Há muitos anos conheço a Rede sem Fronteiras, escrevo e somos coautores eu e meu marido Hermes Tomazoni. E foi a convite da Editora Oficina do Livro, que escrevo aqui no Brasil, que iremos representar o Brasil.

E como está sua expectativa para o evento?

Muito grande e, em especial para novos conhecimentos e trocas de ideias, assim como mostrar meus trabalhos junto à educação e alimentos para um público internacional, como escritora e professora de Gastronomia.

Qual a importância de sua participação na Feira como escritora e Chef?

Acredito em ter uma visibilidade maior internacionalmente. Já participo, há cada 2 anos no Terra Madre Slow Food da Itália, em Turim, como delegada e professora do Movimento no Brasil, divulgando meus trabalhos. Na Feira, isso pode ser ampliado.

Soubemos que a Feira irá proporcionar para os visitantes uma sessão de autógrafos com você. Como será isso?

Além das oficinas de aula show interativas conforme convite, terei vários momentos com sessões de autógrafos sim, mesmo depois da feira até dia 14 continuamos com programações intensas de trocas e autógrafos em outras cidades portuguesas.

Você também está levando produtos brasileiros para uma receita especial que será feita no evento. Pode adiantar o que será e como fará?

Estou levando muitos produtos nossos, de raiz. A mandioca é um exemplo, pois é a Rainha do Brasil. O fruto do Cambuci também vai. Farei uma releitura de receitas tradicionais portuguesas com produtos brasileiros, a exemplo do Bom Bocado na Oficina do dia 07 e Caldo Verde no dia 10. Será um show mesmo, com direito a bandeiras e brindes de sorteios.




Reposte:

https://personalidadeabc.com.br/noticia/2010/chef-ana-tomazoni-e-o-escritor-hermes-tomazoni-representarao-o-brasil-na-92o-feira-do-livro-de-lisboa-portugal

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page