top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Ceviche de banana da terra

Hoje trouxemos para você uma versão diferente de uma iguaria, que pode também ser chamada de Cebiche, cerviche ou seviche, tem a sua origem nos países da América Latina, mas é no Peru que ela adquiriu sua fama e é considerada prato nacional. Tem até um dia especial para ser comemorado, o dia 28 de junho e faz parte do Patrimônio Cultural desse país. Somente em Lima existem mais de 2.000 restaurantes especializados chamados de cevicherias. É conhecido mundialmente.

Originalmente, é um prato feito de peixe, fresco e cru, cortado em pequenas tiras. Ele é marinado por várias horas em cítricos; há versões diferentes com limão, com suco de laranja azeda ou com uma espécie de maracujá nativo (o tumbo). Se junta coentro, rodelas de cebola roxa (para cortar a acidez) e vários tipos de pimenta. O peixe utilizado deve ser de carne branca e de água salgada. Podem ser feitas algumas variações com frutos do mar.

É servido como entrada, acompanhado de pipoca, bolachas água e sal, tortilhas mexicanas, batatas fritas ou pão. Pode também ser considerado o prato principal quando acompanhado de batatas doces cozidas ou milho cozido. Mas hoje vamos sugerir uma nova versão que é Ceviche com Banana da Terra maduras firmes. Gente, é deliciosa, vale a pena reproduzir!


CEVICHE COM BANANA DA TERRA

Molho para Ceviche

Para +/- 500g de banana da terra maduras e firme (descascadas)


Ingredientes:


-1 xícara de chá de suco de limão

- ½ xícara de chá de água filtrada

– 3 colheres de sopa de açúcar

– 1 colheres de sopa de sal

– ½ colher de wasabi

– Salsão, cebola roxa, sal, pimenta dedo de moça, gengibre a gosto., coentro picado (salsa só em última opção)

Obs. Se quiser coloque hortelã

Modo de preparo


1. Pique os ingredientes bem miúdos. Reserve

2. Em um recipiente coloque suco de limão, a agua, açúcar, sal, wasabi e misture muito bem até ficar bem dissolvido. Bater com garfo

3. Misture aos poucos o salsão picado, pimenta dedo de moça, o coentro, gengibre ralado e a hortelã.

4. No final acrescente as bananas picadas. Prove ao seu gosto e confira todos os sabores para deixar como melhor preferir!

5. Vale a pena fazer, sirva gelado como entrada ou acompanhamento.

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page