top of page
Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Celebrando o Dia Nacional da Mandioca

Atualizado: 25 de abr. de 2022



Como ativista do Movimento Slow Food no Brasil, desde 2008, temos alguns grupos de trabalho específicos, o GT Mandiocas do Brasil é diferenciado com agricultores, estudantes, cozinheiras, educadores e muitos especialistas nessa raiz. Faço parte de alguns entre eles GT Educação, GT Mandioca, estudar e aprender com uma essa raiz é desafiador e apaixonante, ela é versátil e seus poderes nutricionais são encantadores.


Como pesquisadora em educação alimentar tenho criado varias receitas diferenciadas com mandioca e cambuci, um fruto nativo da Mata Atlântica Para celebrar o Dia Nacional da Mandioca, convido você leitor conhecer diversos trabalhos de pesquisa e publicações da Rede Slow Food Brasil, @www.slowfoodbrasil.com.br


Foi para oficializar o Dia Nacional da Mandioca a (Manihot esculenta), a ser comemorado anualmente no dia 22 de abril, em todo o Território Nacional, a Embrapa Mandioca, criou o Dia da Mandioca em 2007. O dia coincide com o Descobrimento do Brasil, propositalmente, devido à sua relevância para o país, desde a sua colonização. A mandioca, reverenciada já há muito tempo e apelidada como a “rainha do Brasil”, foi eleita pela Organização das Nações Unidas, a ONU, como o alimento do século XXI. De Norte a Sul do Brasil, a mandioca é cultivada e consumida. Encontramos receitas doces, salgadas e bebidas, feitas com mandioca.


Temos anualmente celebrações diferentes com ações educacionais e praticas com a mandioca, se tiver interesse confira em nosso Blog Sabor e Saber Gastronomia / mandioca ou no google mandioca por Ana Tomazoni. O site da @Embrapa tem informações muito importante que também vale a pena visitar. Também registro aqui para você alguns benefícios nutricionais da mandioca para estimula-lo a consumir com frequência, assim como uma receita especial!

TABELA NUTRICIONAL DA MANDIOCA COZIDA

Quantidade

Macronutrientes

Minerais

Quantidade

125.36kcal

Energia

Sódio

0.91mg

30.09g

Carboidrato

Cálcio

18.63mg

0.58g

Proteína

Magnésio

26.82mg

0.3g

Gordura

Manganês

0.06mg

1.56g

Fibra

Fósforo

22.41mg

Ferro

0.07mg

Potássio

100.36mg

Cobre

0.01mg

Zinco

0.17mg

Vitaminas

Quantidade

Outros

Quantidade

Tiamina (B1)

0.06mg

Água

68.69g

Piridoxina (B6)

0.03mg

Vitamina C

11.07mg




BOLINHO DE MANDIOCA COM QUEIJO

Ingredientes: Massa


· 3 xícaras (chá) de mandioca cozida e bem amassada (espremedor)

· 2 ovos

· 2 colheres (sopa) de manteiga

· Sal, pimenta e colorífico se gostar

· 2 colheres (sopa) de Salsa picado ou coentro

· 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

· Opcional 4 colheres de queijo ralado

Recheio

· Queijo picado (pedaço de 3 x 1 cm)

· Cobertura

· 1 ovo inteiro batido

· 3 xícaras + ou – de farinha de rosca ou farinha Panko

· Óleo para fritar

Modo de preparo:


1. Amassar bem todos os ingredientes da massa importante a massa não ficar fiapos ou grumos da mandioca devera ficar lisa. Se necessário coloque um pouco de farinha de trigo

2. Fazer os bolinhos e rechear com o queijo tem de ser firme e em palito, tipo queijo coalho Feche bem as pontas.

3. Passar os bolinhos em ovo batido e farinha de rosca.

4. Fritar em óleo quente em seguida manter fogo médio

5. Sirva quente.

Como pesquisadora do GT Mandiocas do Brasil compartilho com você leitor o texto especial da pesquisadora Gabriela Pieroni, publicado nas midias sociais



Hoje 22/04 Dia Nacional da Mandioca, o nosso pão da terra! Convidamos a todes para saudar a rainha do Brasil comendo, cozinhando e compartilhando suas receitas e memórias afetivas relacionadas a este ancestral alimento. Como você vai celebrar o 22 de Abril este ano? Qual o seu prato preferido à base de mandioca? #DiadaMandioca


Beijus, tapiocas, bijajicas. Pirãos, mingaus, angus e caldos. Farofa, tutu, pão de queijo. Xibé, tiquira, tucupi. Roscas,bolos, pudins e biscoitos. Versátil, deliciosa e nutritiva, a mandioca proporciona uma imersão no patrimônio gastronômico do Brasil em suas  incontáveis receitas, saberes e fazeres. São bebidas,pratos, merendas,doces. Alguns deles ícones da mesa regional brasileira e de nossas raízes afro e indígenas como o bobó de camarão, pato no tucupi e vaca atolada.


Esta mágica raiz foi domesticada por nossos povos originários da Amazônia a cerca de 8 mil anos. No séc XXI torna-se um alimento estratégico no combate a fome e segurança alimentar de milhões de pessoas no mundo. Isso por sua capacidade de se adaptar a climas e solos, gerando uma notável agrobiodiversidade que também reverbera em diversidade gustativa com suas raízes, farinhas brancas e pubadas, grossas e finas,gomas, borras e polvilhos. Ingredientes milenares que permanessem com potencial de inovação e espaço para criatividade à exemplo de crepiocas, escondidinhos variados e dadinhos de tapioca.


Tem pra todos os gostos! Escolha o seu, convide familiares e amigos para comer junto e não esqueça de compartilhar com a gente.


Vamos todos saudar a rainha mandioca neste verdadeiro descobrimento do Brasil e de nossa herança indígena!!


Comunidade Slow Food Mandiocas do Brasil. 




113 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page