• Chef Ana Tomazoni

Celebrando a Gastronomia Mineira Receita de Galinha com Mandioca e Quiabo

Em 5 de julho, o Dia da Gastronomia Mineira que surgiu em homenagem ao nascimento do escritor Eduardo Frieiro, autor de “Feijão, Angu e Couve – ensaio sobre a comida dos mineiros”. A data comemora, divulga e valoriza nossa cozinha, que nasceu principalmente da mistura da cozinha portuguesa, africana e indígena.

A origem da culinária mineira remete a alguns fatores históricos que marcaram a economia, a vida social, política e cultural de Minas Gerais: o ciclo do ouro e a “ruralização” do estado. No final do século XVII e início do século XVIII, a busca pelo ouro atraiu para Minas Gerais pessoas de diversas origens.

Cozinha Mineira, símbolo de paixão, tradição e muito amor! Marcada por quitandeiras mineiras cujas receitas passeiam entre gerações, ou dos alambiqueiros. Terras Abençoadas fartamente marcadas por culturas de café, milho, mandioca, taioba, galinha, carnes de porco insumos básicos tipicamente mineiros. Celebrado com data exclusiva dia 05 julho para marcar a GASTRONOMIA MINEIRA!

Vale a pena conhecer Eduardo Frieiro, filho de imigrantes espanhóis, nasceu em Belo Horizonte, foi um professor catedrático de Literatura Espanhola, professor universitário e escritor brasileiro.

Além de suas atividades acadêmicas, Eduardo Frieiro contribuiu por mais de 40 anos com o jornalismo literário, assinando regularmente artigos para jornais e revistas.



GALINHA COM MANDIOCA MOLHO DE COCO E QUIABO

Ingredientes 3 kg de Galinha caipira ou frango orgânico

2 limões - suco

200ml. de cachaça 1 pimenta dedo de moça 1 ramo de alecrim

1 Colher de café de Urucum moído, Colorau ou Açafrão 1 vidro (200ml) de leite de coco 2 cebolas picadas

2 Tomates picados 200g de quiabo 3 dentes de alho 500g de macaxeira (mandioca) 500ml de água Óleo para fritar Temperos: salsa picada, colorau, alecrim a gosto


Modo de Preparo:


1- No dia anterior faça um marinado com alho, cebola, colorau de urucum, pimenta, suco de limão e cachaça e coloque a galinha em pedaços, sugestão colocar em saco plástico duplo, feche e leve à geladeira

2- No dia seguinte, fritar o frango em óleo quente. Reserve. 3-Em uma panela (grossa) colocar óleo, alho e uma cebola, juntar o frango frito o leite de coco a mandioca, água e outros temperos que gostar, salsa, pimenta, etc. Tampar a panela e deixar cozinhar. 4- A parte lave os quiabos seque e só então corte, frite em frigideira grande e reserve. Quando o cozido estiver pronto, coloque os quiabos fritos.

5- Sirva com arroz branco e uma saladinha verde.




87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo