• Chef Ana Tomazoni

BOLO DE MANDIOCA COM COCO QUEIMADO

Como fã da mandioca que pode ser consumida com pratos salgados e doces, minha sugestão este final de semana é um bolo simples e rápido.

Lembrando que a mandioca também é rica em vitaminas A, B1, B2 e C e é muito indicada para a dieta de pessoas diabéticas, mesmo contendo muitos carboidratos que, quando metabolizados, transformam-se em açúcar. Isso porque os carboidratos presentes na estrutura não geram picos de glicemia, ou seja, produzem açúcar mais lentamente.

Está sugestão de hoje poderá ser preparada com adoçante de forno e fogão e a calda com frutose.

Bom apetite.

Ingredientes:

· ½ xícara (chá) de manteiga (100g)

· 1 xícara (chá) de açúcar

· 3 ovos

· 600 g de aipim cru ralado grosso ou passado no processador

· 1 vidro de leite de coco (200ml)

· 1 colher (sopa) de fermento em pó


Para a cobertura:

· 1 ½ xícara (chá) de açúcar

· 10 colheres (sopa) de água

· 2 colheres (sopa) de glucose

· 1 ½ xícara (chá) de coco ralado grosso queimado

Modo de preparo:

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e os ovos por três minutos. Pare de bater e junte o aipim ralado, o leite de coco e o fermento em pó, misturando bem. Coloque em uma forma de 24 cm de diâmetro, com fundo falso, untada e com o fundo forrado com papel-manteiga untado. Leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por 45 minutos ou até assar e dourar.


Prepare a cobertura:

Leve o açúcar ao fogo até derreter, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e junte a água e a glucose. Volte a panela ao fogo e mexa até a calda dissolver e engrossar levemente. Retire do fogo e adicione o coco. Misture e deixe esfriar. Desenforme o bolo quando estiver morno. Cubra com metade da calda. Espere o bolo esfriar totalmente e cubra com a calda restante.

Se quiser poderá fazer a calda sem queimar o açúcar, somente ferver os ingredientes (açúcar, água, glucose e coco ralado branco grosso)



8 visualizações
Entre em contato
arrow&v
Quais outros cursos te interessam?

Fique por dentro das novidades

Telefone: (11) 4121-5315

WhatsApp: (11) 98206-6713

Av. Senador Fláquer, 534 - Vila Euclides

São Bernardo do Campo - SP
09725-442

© 2023 por VIVENA Comunicação.