top of page
  • Foto do escritorKelly Moura Fé

Oficina de Educação Alimentar - Aproveitamento total dos alimentos.



A convite do CRSANS (Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional) do Butantã, junto ao coordenador Sr. Mario, aceitamos o desafio de trabalhar com a Comunidade local em oficina dos sentidos e orientação do aproveitamento total dos alimentos, principalmente na Semana Santa.


Como representante do Convívio Slow Food Grande ABC SP, e trabalhando mais um desafio Slow Fish que visa conduzir os consumidores a uma experiência única de consumo responsável de pescados, principalmente com o aproveitamento total das hortaliças e do peixe. O desafio é proposto sempre na época da Semana Santa, data importante onde se registra o maior consumo de pescados no Brasil como um todo. Aliamos ao Desafio Slow Fish o Disco Xepa, ação já praticada pelo nosso convívio em anos anteriores.



Na Oficina foram mostradas formas de não desperdiçar nenhuma parte do peixe assim como, das hortaliças. As aparas de peixe foram doadas pela barraca de feira da Vila Euclides – São Bernardo do Campo para a realização do aproveitamento total.


A chef e educadora alimentar, Ana Maria Tomazoni, ensinou receitas de caldo base com as partes que, geralmente, são desperdiçadas do peixe. Cabeça, rabo e espinha são alguns dos pedaços que foram usados na preparação. A partir desse caldo, a educadora alimentar auxiliou os participantes na execução de uma sopa e um pirão de peixe. A chef explica que “tudo pode ser aproveitado. Então, não é lixo. Nós podemos aproveitar totalmente os alimentos”. Ao final da oficina, os alunos fizeram a degustação de ambos os pratos. Na atividade, os participantes também tiveram a oportunidade de receber orientações sobre manipulação de alimentos e higiene. Na ocasião, técnicos da SMTE deram dicas sobre as vantagens da formalização de um negócio, por meio do Microempreendedor Individual (MEI). A oficina foi gratuita.. Oficina de Aproveitamento Total do Peixe Data: 20 de março Horário: das 13h às 17h Endereço: Rua Nella Murari Rosa, 40 – Jd. Jaqueline (Altura do 14,5 km da Rodovia Raposo Tavares) Telefone: (11) 3326-4115


CONFIRA AS RECEITAS DO EVENTO E FOTOS LOGO ABAIXO:












XEPA NA FEIRA


APROVEITAMENTO TOTAL DOS ALIMENTOS NA SEMANA SANTA

UMA AÇÃO CONTRA O DESPERDÍCIO


O QUE DEVO SABER NA HORA DE COMPRAR UM PEIXE?


1. Aparência geral: O peixe bom tem a sua pele brilhante, ao contrário do ruim, que já tem sua superfície opaca e sem vida.

2. As escamas: Elas devem estar bem firmes no corpo do peixe. Se você puxar uma delas e soltar com facilidade, é um indício de que você deve buscar por outro peixe.

3. Brilhando – Assim como a pele, os olhos devem estar brilhando com cores vivas. Caso estejam cinza ou esbranquiçados, é mau sinal.

4. Olhos e Brânquias vermelhas – Também conhecidas como guelras, essa parte localizada no fim da cabeça deve estar o mais avermelhada possível. Descarte os que estiverem com elas rosadas ou acinzentadas.

5. O corpo do peixe tem que estar bem liso, com a pele intacta e a carne firme sempre que pressionarmos o dedo sobre ela. Aparência de peixe fresco.

6. Sinta o cheiro – Peixes têm cheiro forte, mas não igual em todos. Os bons cheiram à maresia.

7. Aproveite todo o peixe!

8. Use as aparas e cabeça para ferver com hortaliças e fazer um caldo para utilizar em várias preparações.



SOPA E PIRÃO DA XEPA

Ingredientes: Caldo base: 1 kg de aparas de peixe, 1 cebola, 1 xícara de chá de alho poro picado, 1 cenoura, 4 talos de folhas de salsão, 2 folhas de louro, 4 ramos de cebolinha, 4 ramos de salsinha e outras ervas que tiver e gostar. Cozinhar com 3 litros de água, ferver por 1 hora. Coar e reservar para preparar a sopa.



SOPA SABOROSA

Ingredientes:1 colher (de sopa) de óleo; 1 cebola; 2 dentes de alho; 2 cenouras; 1 abobrinha; ou abobora; 2 batatas; 2 xícaras de casca das aboboras;1 chuchu; 1 xícara de chá de repolho ou outra folha que gostar; ervas frescas (salsa, salsão, cebolinha, alecrim, pimentão); 2 litros de caldo de peixe caseiro (receita sugerida acima); 2 tomates; sal e pimenta e especiarias; outros legumes que tiver disponível. Pode engrossar a sopa com ½ xícara de farinha de mandioca torrada.

Modo de Preparo: Coloque em uma panela pouco óleo, alho e cebola e deixe dourar. Junte os legumes picados, as ervas e as especiarias que tiver disponível. Acrescente o caldo de peixe (caldo base) preparado e deixe ferver por uma hora em fogo médio baixo, panela tampada.

As quantidades não estão indicadas, já que a proposta é aproveitar o que temos disponível no momento.


PIRÃO CREMOSO

Ingredientes: 3 dentes de alho; 1 colher (de sopa) de óleo; 1 litro de caldo de peixe (caldo base); aproximadamente 3 colheres (de sopa) de farinha de mandioca; sal e pimenta dedo de moça a gosto;

Modo de Preparo: Em uma panela coloque o óleo e o alho e deixe dourar. Acrescente o caldo, a pimenta e o sal. Quando levantar fervura vá polvilhando aos pouco e mexendo a farinha de mandioca até formar um creme. Sirva imediatamente.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page