top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de Outubro, data escolhida para lembrar a fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Desde 1981, quando foi instituída essa data, é um dos eventos mais comemorados no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU), e hoje comemorada em mais de 150 países, pois promove a conscientização e ação mundial para indivíduos que passam fome e a necessidade de garantir alimentação Nutricionalmente saudável para todos.



Neste ano de 2020, vivendo uma realidade mundial em crise com pandemia de COVID-19, o acesso aos alimentos ficaram mais difícil para a humanidade como um todo. Assim, falar em necessidades básicas para uma alimentação adequada, foi triste presenciar. Presenciamos muitos programas de governos, entidades, comunidades, associações uma movimentação geral para chegarem aos mais necessitados com cestas de alimentos básicos para evitar aparecimento de maiores números de doenças devido estados de miserabilidade e fome .


Neste dia, 16 de outubro, é importante ser lembrado pois desde sua primeira comemoração, do Dia Mundial da Alimentação aborda temas diferentes a cada ano no intuito de potencializar a conscientização de pessoas de várias áreas e contextos, descentralizar investimentos e viabilizar o acesso de todos à alimentação saudável. Dentre eles, destacam-se: "A comida vem primeiro", 1981; "Alimentação e meio ambiente", 1989; "A luta contra a fome e a desnutrição", 1996; "Lutar contra a fome para reduzir a pobreza", 2001; "Sistemas alimentares saudáveis", 2013; "Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e no desenvolvimento rural", 2017, e "Nossas ações são nosso futuro: um mundo #fomezero para 2030 é possível", 2018.

Em 2020, o tema é "Cresça, alimente, sustente. Juntos", onde lança um apelo à solidariedade global, dentro do cenário de pandemia de Covid-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis a se recuperar e tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, fortes e resilientes. Saiba mais sobre a campanha do Dia Mundial da Alimentação no site: http://www.fao.org/world-food-day/home/en/


Aqui no Brasil, anualmente comemoramos essa data com vastas programações de várias secretarias governamentais e programas de alimentos. Temos o Guia Alimentar para a População Brasileira que contempla essas recomendações da campanha da FAO, justamente para que nós, brasileiros, tenhamos mais consciência da importância de todo o processo da cadeia alimentar. Por esse e por outros motivos, nosso Guia é respeitado e reconhecido mundialmente. Você já teve a oportunidade de conhece-lo ? É possível fazer seu download e ler quando quiser. Vale a pena o Guia traz uma visão geral da alimentação por regiões brasileiras e estudos científicos com profissionais de várias áreas do conhecimento.

Faço parte do Movimento Slow Food Brasil, um trabalho que valoriza o alimento Bom Limpo e Justo. Uma alimentação de verdade , livre de tóxicos, de artifícios comerciais e sempre que possível do campo à mesa, valorizando quem planta.



Bibliografia Referências:

· Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Food Heroes. Disponível em http://www.fao.org/world-food-day/food-heroes/en/

· Brasil. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2ª edição, 1ª reimpressão. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

· Tomazoni, Ana Maria Ruiz. Educar com Alimentos. Oficina do Livro –São Paulo - 2017

· www.slowfoodbrasil.com.br

















32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page