• Chef Ana Tomazoni

26/03 - Dia do Cacau

Existem outras datas para falarmos em chocolate onde o ingrediente principal é o cacau. Mas 26 de março é um Dia exclusivo para celebrar O Cacau!



O prazer de saborear o chocolate só é possível por causa do cacau, fruto que é considerado o alimento dos deuses. É a semente da fruta que faz diferencial para o tão apreciado doce.


Para fomentar o debate público sobre a importância da cacau e cultura no Brasil, foi instituído data no mês de março próximo à Pascoa, onde há o maior consumo de chocolate do ano.

O Brasil é o 7º maior produtor de cacau do mundo. O topo é ocupado pela Costa do Marfim, responsável por 39% da produção mundial, seguida por Gana, Equador, Camarões, Nigéria e Indonésia.

Atualmente, o principal estado brasileiro no cultivo do cacau é o Pará, responsável por 55% da produção nacional – que hoje é de 275 mil toneladas. Antes, a região que liderava essa cultura era o sul da Bahia. Outros estados produtores em destaque são Espírito Santo e Rondônia.

O cacau tem propriedades benéficas à saúde, muito por conta de uma substância: a flavonoide, que tem ações antioxidantes e anti-inflamatórias. Detalhe, o cacau contém uma das maiores concentrações de flavonoide na natureza.

Viva o Dia do Cacau!

#gastronomia#culinaria#educarcomalimentos#datacomemorativa#dicas#curiosidades#diadocacau#diadochocolate#cacau#chocolate

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo