top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Viva Santo Antônio!




No Brasil, os meses de junho e julho ganham novas roupagens com as Festas que são celebrações religiosas e homenageiam os santos do mês de junho com Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Se estendem até o mês seguinte…Tem características bastantes típicas, desde o uso de bandeirinhas coloridas e roupas xadrez. Muita música com danças tradicionais envolvendo quadrilhas e alegrias entre famílias e amigos. O consumo de alimentos à base de milho, amendoim, mandioca e diferentes bebidas quentes como quentão, vinho quente, leite quente com amendoim e outros diferenciados de acordo com a região do Brasil que moram. 


Como tradição, eu, Ana Tomazoni, há mais de 30 anos, celebro com muito respeito e tradição o Dia de Santo Antônio, preparando mini pães, embalando-os em sacos de papel personalizados com imagem do Santo e no dia 13 de junho de cada ano os levo à missa das 7h, nunca menos de 500 unidades. Houve ano que chegou a um total de 3 mil. Deixei os pães na igreja para os presentes na missa logo após o benzimento, assim como distribuí em diversos lugares, principalmente na minha escola Sabor e Saber Gastronomia, onde, tradicionalmente, as pessoas já esperam, e vêm buscar.O pão de Santo Antônio carrega consigo a fé dos cristãos que o veem como padroeiro dos pobres. Além disso, carrega o significado de fartura diante da representação que o ‘pão da vida’ tem entre os devotos do catolicismo.

Algumas pessoas colocam o pão bento de Santo Antônio na cozinha, junto ou próximo à farinha, açúcar ou arroz começando no dia 13 de junho, a fim de que lhes garanta fartura durante o ano todo.



Ingredientes:

4 ovos (200g)

1 xícara de chá de açúcar refinado ou cristal (175g)

1 xícara de chá de farinha de trigo (140g)

1 xícara de chá de fubá mimoso orgânico (140g)

1 colher de sopa de fermento em pó (8g)

1 e 1 quarto de xícara de chá de Leite integral quente (250g)

1 xícara de chá de óleo vegetal (175g)

½ xícara de chá de coco ralado médio ou grosso (50g)

Erva-doce (opcional e a gosto)

Manteiga

Açúcar

Canela a gosto para untar


Modo de Preparo:

1- Bata os ovos inteiros, por 2 minutos junte com o açúcar até triplicarem de volume.

2- Peneire todos os ingredientes secos.

3- Aqueça o leite com as sementes de erva doce, para aromatiza-lo, deixe ferver desligue e tampe. Reserve por alguns minutos e coe.

4. Quando os ovos e o açúcar estiverem bem fofos, alterne a adição dos ingredientes secos com o leite quente. Finalize com o óleo vegetal, misturando delicadamente. Leve ao forno preaquecido a 180 graus em uma assadeira (20x30 cm) ou redonda de 24 cm, untada com manteiga e polvilhada com fubá por cerca de 50 minutos.


Dicas preciosas...

* Para potencializar o sabor da erva-doce sementes desidratada, misture-a ao leite quente, deixe ferver por 2 minuto, desligue e tampe. Depois eu coe, pois tenho pessoas na família não gostam das sementes....


Esta matéria e mais no Portal do Envelhecimento:

186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page