top of page
  • Foto do escritorKelly Moura Fé

SISANSP 2018 (Seminário Internacional de Segurança Alimentar com Garantia de Qualidade Nutricional)



Na semana do dia mundial da Segurança Alimentar e Nutricional, aconteceu o seminário SISANSP 2018 apresentou em todos os dias do evento, painéis de trabalhos e ações sobre Segurança Alimentar e Nutricional, realizados por alunos e profissionais envolvidos neste contexto.


O evento foi transmitido ao vivo, com 1378 acompanhamentos online e mais de 150 pessoas presentes.

Você sabe o que é Segurança Alimentar?

A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis."

(Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, art. 3º, 2006).


O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) coordena as políticas públicas voltadas para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, a redução da insegurança alimentar, a obesidade e o sobrepeso. Composto por uma Câmara Interministerial e um Conselho, que contém a participação de 20 ministérios e entidades da sociedade civil, o sistema está recebendo a adesão de novos municípios, como adesão do nosso munícipio São Bernardo do Campo.

Ingressar no SISAN possibilita que municípios firmem parceiras para ajudar no desenvolvimento de ações na área.

Para fazer a adesão, o município precisa ter criado, por projeto de lei ou decreto, uma Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e ter um Conselho de Segurança Alimentar (COMSEA) funcionando. E, a partir disso, procurar o órgão estadual e reivindicar a adesão. E o órgão estadual vai orientar o que ele precisa fazer e o município precisará se comprometer a fazer um plano de segurança alimentar em um ano.”

Após aderirem ao sistema, serão considerados prioritários os municípios que apresentarem projetos para concorrerem nos editais de financiamento das ações locais, lançados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Os municípios também podem participar de atividades de capacitação e encontros para qualificar a gestão.

Segue abaixo, algumas fotos da palestra do dia 24 de Outubro: AS PRATICAS EDUCACIONAIS PARA SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL COM GARANTIA DE QUALIDADE.

Apresentando as práticas de Segurança Alimentar e Nutricional


Degustação de preparações com alimentos brasileiros do Bioma Mata Atlântica


Apresentação da comunidade Associação dos Pescadores de São Bernardo do Campo com a presidente Vanderleia Rochumback


Práticas junto ao movimento Slow Food Brasil. Convívio Slow Food Grande ABC-SP



Oficina mão na massa e degustações com Cambuci, Mandioca, Umbu, etc.



Platéia


Certificado do fruto Cambuci na Arca do Gosto, por ocasião no Terra Madre e Salon Del Gusto 2012 em Turim-Itália




A marinheira Vanderleia Rochumback relatando suas vivências na Represa Billings como pescadora e pequena agricultora artesanal. Contou sua experiência com apresentações na Itália (Terra Madre 2018).


Degustação da platéia



Conhecendo a cozinha e os Cozinheiros do @NURAP Centro Gastronômico



Mesa da Biodiversidade Brasileira



Encerramento




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page