top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

SESC/SCS - "MAIS QUE PROSA" Pescadora Vanderléia e Chef Ana Tomazoni



COLONIA DOS PESCADORES - Pescadora Vanderléa / Ana Tomazoni – Escola Sabor e Saber Gastronomia

NATUREZA – ATO DE COZINHAR – APROVEITAMENTO TOTAL DOS RECURSOS NATURAIS – (Não desperdício) ECONOMIA SOLIDÁRIA



No encontro com um descontraído bate papo falando de educação com quem vive, pratica e dá importância à Mãe Terra com respeito aos Recursos Naturais, as suas características locais no caso de hoje apresentando por Vanderléa, já na quinta geração de pescadores, um trabalho de liderança com mais de 900 associados, todos documentados na Associação dos Pescadores de São Bernardo do Campo.



Foi discutido o respeito às aguas da Represa Billings com o “Aproveitamento Total dos Recursos” e “Alimentos Naturais” e criando novos modelos de vida para as pessoas que lá vivem com relação a legislações, registros, documentos e mais economia, para negócios otimizando novos olhares nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

O exemplo disso resulta no artesanato da Rede Balsear onde emprega e vive a economia circular e solidária com relação a maneira que utilizam várias folhas da natureza no caso Mata Atlântica como base principal para criarem peças variadas de cerâmica. Na apresentação havia vários artesanatos mostrados em uma mesa com exposição também de peixes locais



Foi também mencionado a regeneração do meio ambiente, o preparo de muitas mudas de arvores do Bioma local como: Cambuci, Uvaia e outras plantadas que buscam produzir sem esgotar os recursos naturais e sem poluir o meio ambiente, consequentemente, preservando características da natureza local.


Foi mencionado o projeto Turístico Billings Tour, Museu da Pesca com características de peixes locais, artesanato com cerâmica Balsear com loja demonstrativa junto a sede da colônia de pescadores

Os pescadores locais também estão atualizando-se com cursos oferecidos pela Prefeitura de São Bernardo do Campo e SENAC para despertar o turismo local.

Durante a apresentação foi servido um bolinho de chuva com memórias da vó da pescadora, chá e bolo para aos participantes.






15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page