top of page
  • Foto do escritorKelly Moura Fé

SALONE DEL GUSTO/ TERRA MADRE 2018 ITÁLIA - TURIM



Terra Madre Salone del Gusto é o maior evento internacional dedicado ao alimento. A décima segunda edição foi realizada de 20 a 24 de setembro em alguns dos lugares históricos mais significativos da cidade de Turim, na Itália, e ficou conhecida mais do que nunca como uma edição popular.


Na edição 2018, Terra Madre Salone del Gusto dialogou ainda mais com os visitantes,compartilhando o conhecimento da forma mais ampla possível e procurando estimular e facilitar a mudança de hábitos alimentares das pessoas.#FoodforChange (#ComidaParaMudança) é o tema do evento de 2018. Todos foram convidados a questionar suas escolhas alimentares. Ou seja: quais métodos de produção utilizar, que alimentos cozinhar, o que colocar no carrinho de compras. Todos os dias, o alimento que escolhemos nos põe diante de muitas questões que não se referem “simplesmente” ao alimento em si, mas ao meio ambiente, à equidade social, à economia, à política… Escolher um alimento em vez de outro significa tomar partido, não ser indiferente ao planeta em que vivemos e aos seus recursos, pensar no futuro.


Na comitiva brasileira uma pescadora fez a diferença Vanderleia em nome da COMUNIDADE COLONIA DE PESCADORES ORLANDO FELICIANO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, participou de Forum no Salone del Gusto - Slow Fish com autoridades de vários países (Espanha, Argentina, Filipinas,

Itália, Indonésia) discutindo sobre água mares dentro da filosofia Alimento BOM LIMPO E JUSTO. Um evento com tradução simultânea. No final da Apresentação a lider do Convivio Grande ABC SP Ana Tomazoni serviu o frutoi brasileiro, da Mata Atlântica cambuci e cachaça com cambuci.














Não apenas os produtores do mercado, selecionados segundo critérios cada vez mais rigorosos. Não apenas as comunidades do alimento, que durante cinco dias levaram a agrobiodiversidade dos alimentos do mundo para a cidade e discutirão problemas e soluções comuns. Não apenas os cozinheiros, que conscientes do fato de que não se pode separar o prazer da responsabilidade com os produtores, usaram sua criatividade para interpretar e valorizar seus territórios da melhor forma possível. Não apenas os relatores das conferências, personalidades influentes que, de vários pontos de vista, mostraram como uma visão mais ampla do alimento pode mudar o planeta para melhor ou pior…


Terra Madre Salone del Gusto 2018 abordou a vida cotidiana das pessoas, pedindo que reflitam sobre a forma com que se alimentam, fazem compras, com que veem o alimento em geral, estimulando uma mudança ampla e difusa que leve a uma consciência maior. Mais do que nunca, essa mudança é necessária, pois aquilo que comemos causa um impacto, mais ou menos profundo, em nosso planeta e nos recursos naturais, na vida de quem produz, na nossa saúde, no bem-estar dos animais que criamos. O Terra Madre Salone del Gusto 2018 Fez as pessoas refletirem que é possível mudar o mundo a partir do alimento.























































cerâmicas da Rede BALSEAR!






































Fonte: Slow Food Brasil e Material Imprensa Slow Food Terra Madre 2018














0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page