top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Rede Sem Fronteiras apresenta autores lusófonos na 92ª Feira do Livro de Lisboa – Portugal


De 25 de agosto a 11 de setembro, o Parque Eduardo VII, em Lisboa, Portugal, voltará a receber o maior evento dedicado a promover a literatura lusófona e fomentar o gosto pela leitura: A Feira do Livro de Lisboa.

Na ocasião, será celebrado o 92º aniversário do evento, que contará com a participação de mais de 140 expositores (10 a mais do que em 2021), distribuídos por 340 pavilhões (20 a mais do que na última edição), os quais trarão à Feira mais de 700 marcas editoriais, sendo esperados mais de meio milhão de visitantes. “Isso exigiu uma reorganização do espaço, que obrigou a um esforço de produção logístico extraordinariamente complexo”, disse o presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros – APEL (organizadora do evento), Sr. Pedro Sobral.

A Feira do Livro de Lisboa terá, este ano, um novo novo conceito, com pavilhões/estandes renovados, mais participantes, numa edição que promete ser mais sustentável e pensada para novos leitores, sendo a maior edição de todos os tempos.


Novidades


Nesta edição, uma das novidades é o destaque que será dado à Ucrânia como país convidado. Um espaço especial para um país em sofrimento. Será disponibilizado um expositor da feira à Ucrânia, para potencializar a literatura e os autores ucranianos.

Marcado por uma total renovação, com novos pavilhões e novas praças, o maior evento do livro e da leitura aposta num novo conceito estético e funcional, consciente da pegada ecológica e do impacto ambiental que tem na cidade, permitindo, assim, ganhos substanciais face às anteriores edições.

Mais do que um espaço para compra de livros, trata-se, também, de um espaço de lazer e convívio, englobado numa extensa programação cultural com autores nacionais e internacionais.




Oficina do Livro Editora


Este ano, ainda, haverá um dia especial dentro do pavilhão da RSF para a Oficina do Livro Editora, o dia 7 de setembro, onde a sua Presidente, Silvia Bruno Securato, apresentará suas coletâneas e as obras dos escritores editados pelo seu selo, além de uma elegante reunião social exclusiva de celebração apenas para os escritores da Oficina do Livro Editora, em um dos lugares mais sofisticados e elegantes de Lisboa.

Outros parceiros participarão presencialmente, como é o caso da APP – Associação Portuguesa de Poetas, CRBE – Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior, Mulheres do Brasil – Algarve, Editora Infinita e Mulherio das Letras – Lisboa, e outras ainda em fase de tratativas.


Convidado Especial


Convidado Especial do pavilhão da Rede Sem Fronteiras, James McSill. Foto: Acervo RSF

Entre os parceiros, teremos como destaque o Convidado Especial do pavilhão da Rede Sem Fronteiras, James McSill, um dos consultores de história mais bem-sucedidos do mundo, reconhecido e elogiado pelo seu vasto trabalho na América Latina, América do Norte e Europa, estendendo-se, agora, à Ásia. James, anglo-brasileiro, trilíngue e linguista por formação, tem mais de trinta e cinco anos de experiência na arte de conduzir autores a uma “história viável para publicação” e a sensibilizar líderes e organizações quanto aos benefícios do Storytelling como instrumento de trabalho e transformação.

Fundador e diretor- executivo da McSill Story Studio (Inglaterra); executivo-chefe do McSill Story Studio (Brasil, Reino Unido, Portugal, Japão e EUA) e do McSill Story/ Transmídia Studio (York/Glasgow), sempre foi pioneiro na indústria do livro e na consultoria de histórias, hoje estendendo-se a TV, ‘Streaming’ (Netflix), Cinema, Teatro e parques temáticos.

James é autor de mais de duas dezenas de livros, conferencista em reconhecidas convenções de RH e académicas (EUA, Brasil, México e Japão); conduz treinamentos, seminários, workshops e palestras, bem como consultorias privadas para indivíduos ou empresas em todos os aspectos do Storytelling, atingindo uma audiência de mais de vinte mil pessoas ao ano. Por meio de parceria com a Rede Sem Fronteira de longo tempo, ele estará a seu convite fazendo duas conferências, na Feira e autografando seus livros em seu pavilhão.


Atividades off-Feira


Rede Sem Fronteiras apresenta autores lusófonos na 92ª Feira do Livro de Lisboa – Portugal. Foto: Acervo RSF

Também foi pensada uma programação com atividades off-Feira, como visita às entidades: CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a sede da APP – Associação Portuguesa de Poetas, Instituto Camões, e outras, para a doação das obras dos autores para os acervos das entidades, além de outros momentos, como passeios turísticos e culturais, por exemplo.

Pós-evento, no dia 12 de setembro, haverá, no espaço nobre, histórico e tradicional do Grêmio Literário em Lisboa, a Cerimônia de Aniversário dos 9 Anos da Rede Sem Fronteiras quando haverá a Premiação do Concurso Literário da obra Sem Fronteiras pelo Mundo… Vol. 7, com a entrega do troféu “Palma Dourada” aos três primeiros colocados de cada categoria e de certificados a outras categorias.

Comemorando o aniversário de 9 anos da entidade, serão ainda serão outorgados Troféus Sem Fronteiras nas categorias: Cultura Sem Fronteiras; Apoio Cultural: Juntos, somos mais fortes!; Autores Homenageados de Honra; E o exclusivo “Troféu Magnífico Sem Fronteiras”; aos escritores membros da Rede Sem Fronteiras e autoridades do meio cultural escolhidas com especial critério. O momento será encerrado com um Jantar social.



Rede Sem Fronteiras


Rede Sem Fronteiras apresenta autores lusófonos na 92ª Feira do Livro de Lisboa – Portugal.

A Rede Sem Fronteiras é uma entidade cultural com 9 anos de existência, que desenvolve e divulga a cultura brasileira e lusófona em todo o território nacional brasileiro e para leitores de língua portuguesa residentes em mais de 20 países, em cinco continentes, com o lema: “Juntos, somos mais fortes!”.

Seu objetivo é promover, difundir e fomentar a cultura e a produção de seus membros além-fronteiras, por meio de projetos literários e culturais, eventos e parcerias com Universidades, Fundações, Bibliotecas, Museus, Associações, Academias e entidades afins. É ainda promotora de eventos ligados à divulgação da literatura lusófona em Feiras Literárias por vários países, a exemplo da Feira do Livro de Frankfurt, Feira do Livro de Guadalajara e Feira do Livro de Lisboa.

Além de existir no Brasil há 9 anos, em 2019, fundou identidade jurídica e uma editora em Portugal, abriu sua área de produção de e-books e audiobooks, está desenvolvendo projeto de inclusão social, projeto artístico e firmando parcerias em novos países. Desta forma, está a preparar uma série de ações que serão apresentadas como instrumentos de apoio e fomento para escritores, artistas e produtores culturais para os próximos anos.

Radicada em Portugal, está construindo uma ponte entre os países lusófonos com o restante do mundo. A Presidente da Rede Sem Fronteiras, a luso-brasileira Dyandreia Valverde Portugal, Jornalista e Escritora, é também responsável por projetos literários com a participação de mais de mil escritores. Ela já atuou como apresentadora de programa cultural em TV afiliada à Rede Globo (RJ/Brasil) e, atualmente, além de desenvolver projetos em parcerias pelo mundo, se conecta com os membros da RSF, semanalmente, como entrevistadora do programa Conexão Sem Fronteiras.

Rede Sem Fronteiras apresenta autores lusófonos na 92ª Feira do Livro de Lisboa – Portugal. Foto: Acervo RSF

Para mais informações, siga a Rede Sem Fronteiras nas redes sociais:



Autores oficiais – Rede Sem Fronteiras


Veja quais são os autores oficiais da comitiva da Rede Sem Fronteiras – 92ª Feira do Livro de Lisboa:

Autores Homenageados:

Carlos Cardoso (São Tomé e Príncipe), Marta Santos (Angola), e Lagartixa OkonhokoNpasmadu (Guiné-Bissau)

Convidado Especial: James McSill

Autores Participantes: Adriana Mayrinck — Alberto Araújo — Almerinda Garibaldi — Altamiro Rollo — Álvaro Luiz Cardoso — Amélia Luz — Ana Lúcia Carreira — Ana Maria Guimarães — Ana Maria Tourinho — Ana Tomazoni — Angela Brodbeck — Angela Guerra — Angelina da Conceição — Arahilda Gomes — Ascensión Chanqués — Astrid Kampf Beutler — Augusto Lopes —

Basilina Pereira — Beti Rozen — Betty Silberstein — Biláh Bernardes

Cândida Carpena — Caren Schultes Borges — Carla De Sà Morais — Cecy Barbosa Campos — Celi Luz — Célia Maria Leite — Clara Arreguy

Dalma Nascimento — Daniel Marx — Dinorá Couto Cançado — Dulce Rodrigues — Dyandreia Valverde Portugal

Edir Meirelles — Elinalva Oliveira — Evan Bessa

Glorinha Mameluque — Grecianny Carvalho Cordeiro — Gustavo Tadeu Alkmim — Guto Mello

— Helena Fraga —

Irislene Morato — sis Berlinck Renault — Ivanilde Morais de Gusmão — Iza Engel — Izabel Cristina — Izabella Pavesi

Jania Souza — José Leonídio — Jose Warmuth — Juçara Valverde

— Karla Julia Dallale —

Leslie Deslandes — Lúcia Aeberhardt

Mara Parrela — Marcia Barroca — Maria Alice Ferreira da Rosa — Maria Amélia Palladino — Maria das Graças Oliveira — Maria Esther Paes Barreto Rodrigues — Maria Eugênia – Mary Jane — Maria Luiza d`Orey Lacerda Soares — Marina Zarvos — Marjorie B. C. Hasson — Marli F Freitas — Melchiades Montenegro — Mitiko Une — Mônica Serra Silveira

Nina Fernandes — Norma Brito

— Orlando Sampaio Silva —

Palmira de Oliveira — Paulo Saldanha

Rachel Carrilho — Renata Clarck-Gray — Renata Dal-Bó — Rute Gusmão — Ruth Lifschits

Sabrina Campos da Cunha — Silvia Bruno Securato — Socorro Cavalcanti — Solange Cianni — Sônia Bittencourt — Stela Oliveira

— Tania Zagury —

Valdívia S. Beauchamp — Valeria Lopes

— Walter Duarte —

Zezé Barcelos — Zilda Pires


Fonte: Repostagem Blog Rede Sem Fronteiras

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page