• Chef. Ana Maria Tomazoni

Ovinhos de Biscoitos com Chocolate! Chocolates em Família para a Páscoa à Muitas Mãos!



Em tempo de corona vírus, famílias em casa com crianças e atendendo pedido da Jornalista @Juliana Bontorim, para seu site http://www.conteminformacao.com.br, preparamos com muito carinho e com crianças na cozinha no ultimo sábado.

Pensar em receita de ovos de páscoa em casa é muito comum, mas quando tem crianças participando, meu Deus!!! Que bagunça... Assim nossa sugestão foi fazer um biscoito de chocolate bem crocante em formato de ovinhos de páscoa pela manhã, preparamos e assamos.


Na parte da tarde, derretemos o chocolate, esfriamos, banhamos os biscoitos e depois decoramos. Um delicioso chazinho e a festa está pronta! Claro que preparamos a sugestão para montar e decorar em caixa de ovos de galinha com palha e alguns coelhos por perto, pensando em Páscoa Feliz!


Lá vai a receita no passo a passo:


Biscoito Crocante Pascolino


Ingredientes


1 ovo inteiro

½ xícara de chá chocolate (melhor 60%cacau)

1 xícara de chá de amido de milho (se necessário um pouco mais)

½ xícara de chá de farinha de trigo

4 colheres de sopa de manteiga

3 colheres de sopa de açúcar

½ colher de café de fermento em pó ou bicarbonato de sódio


Modo de Preparo



  1. Em um recipiente coloque o ovo inteiro e bata bem, junte o açúcar, a farinha, o chocolate, o fermento, misture tudo. Adicione a manteiga gelada e vá misturando com a mão. Comece a colocar o amido de milho aos poucos até a massa do biscoito ficar bem lisa. Normalmente uma xícara de chá de amido é o suficiente para a massa soltar das mãos e ficar lisa e firme. Se necessário, coloque um pouco mais.

  2. Depois da massa pronta, enrole em papel plástico ou filme e leve para gelar, por 20 minutos.

  3. Modele a massa, em formas de silicone ou plásticas, com molde (forma) de ovos de pascoa do tamanho desejado. Vá dispondo (os ovos modelados em forma de assar, com papel manteiga.

  4. Leve ao forno 170° C, por 15 a 20 minutos. Retire e deixe esfriar para banhar com chocolate.


2ª Fase: Cobertura dos Ovos Biscoitos com Chocolate

Utilize chocolate ao leite ou meio amargo.

Siga fielmente as instruções do fabricante, que vem atrás da embalagem, com orientações de derretimento. Em regra geral esses são os passos:


Derretimento no Banho Maria conforme vídeo


Derretimento no Microondas


No caso de micro-ondas não há necessidade de picar o chocolate, basta quebrar em pedaços e colocar num refratário. Utilize potência baixa por 6 a 10 minutos, ou 3 a 6 minutos na potência média.

Retire do micro-ondas e mexa bem até o chocolate ficar totalmente derretido.

Se no decorrer do uso o chocolate se tornar pastoso, leve-o novamente ao micro por 1 minuto na potência baixa.

Tipos de Resfriamento

Banho Maria Frio


Consiste em uma vasilha com água fresca (não pode ter gelo), onde se coloca outra vasilha dentro contendo o chocolate derretido. Mexa com frequência até ficar bem frio ao toque labial. (ou termômetro 27º C graus - conforme embalagem)

Banhe os biscoitos e deixe cada um dos participantes enfeitarem os ovos com os confeitos que desejarem. Minhas crianças quiseram fazer também formato de coraçõezinhos e depois enfeitarem. Muita bagunça e felicidade!

Na verdade o que vale é a festa “do ato de cozinhar à muitas mãos”, a memória inesquecível do momento em família na cozinha e a memoria dos aromas e sabores, que delicia!!

Confira foto com o passo a passo e as mãozinhas!



Esta receita foi criada especialmente para essa publicação espero que gostem e preparem.

Feliz Páscoa a todos!


Estamos atendendo, na Sabor & Saber Gastronomia, com nossos tradicionais ovos de páscoa. Retirada no local com desconto ou delivery, faça seu pedido. Fone 11- 99740-2204, pronta entrega! www.saboresabergastronomia.com.br




0 visualização

© 2023 por VIVENA Comunicação.