Hoje vamos conversar e conhecer um pouco sobre os alimentos que fazem parte da Arca do Gosto. Os alimentos da Arca, são aqueles que por algum motivo estavam em vias de extinção e, portanto se tornou um produto “ à salvar” por isso colocado na Arca. Como informativo: por ocasião do Terra Madre realizado em Turim – Itália em 2010, levei o Cambuci e registrei na Arca do Gosto como um produto a salvar. Tenho muito orgulho de ter proporcionado o registro de um produto de nossa Mata Atlântica.
Quem nos conhece e nos acompanha no mundo da educação e da alimentação, sabe que há muitos anos sou ativista do movimento Slow Food Brasil, participo com várias comunidades de pequenos agricultores, pescadores etc. aprendendo muito com pessoas simples, com saberes culturais que escola, universidade, livro nenhum nos ensina.
Assim convido você para assistir dois vídeos sobre a filosofia Slow Food no mundo com sua ARCA DO GOSTO que protege os alimentos com risco de extinção.
Esses vídeos estão no site Slow Food Brasil, que convido você, se ainda não conhece, a visitar. É rico em informações acadêmicas, praticas, vídeos etc. um conteúdo magnifico e enriquecedor.
Anexei neste blog hoje os dois principais vídeos ao meu ver para o conhecimento básico do que é Slow Food.
O que é o movimento Slow Food?
Fonte: Vídeo no site Slow Food Brasil
Fonte: Vídeo Arca do Gosto - site Slow Food Brasil
A Arca do Gosto é um catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais. O objetivo é documentar produtos gastronômicos especiais, que estão em risco de desaparecer. Desde o início da iniciativa em 1996, mais de 1000 produtos de dezenas de países foram integrados à Arca. Este catálogo constitui um recurso para todos os interessados em recuperar raças autóctones e aprender a verdadeira riqueza de alimentos que a terra oferece. Desde o início de 2006 o Brasil tem uma Comissão Nacional da Arca do Gosto » Baixe gratuitamente a publicação "A Arca do Gosto", no site Slow Food Brasil
Carlo Petrini - Fundador e presidente do
Slow Food Brasil
Como educadora alimentar, proprietária de escola de Gastronomia “Sabor e Saber Gastronomia”, com trabalho interdisciplinar e também em parceria com muitos profissionais como exemplo a Dra. Gislene Rocha Nutricionista com trabalho de mais de 15 anos com nutrição comportamental e gastronômicas, e ainda centenas de chefes de cozinha com formação internacional, sanitária etc. Um trabalho de responsabilidade, respeito e muito amor pelo “Educar com Alimentos”
Como estamos vivendo dentro da Mata Atlântica trabalhamos com mais facilidade os produtores e alimentos da Mata Atlântica.
Temos como associados no movimento Slow Food e comungando da mesma filosofia 5 comunidades, especificas:
Comunidade Slow Food Grande ABC SP pela educação.
Comunidade Balsear – pelo artesanato da Mata Atlântica
Comunidade Colônia de Pescadores Z-17 Orlando Feliciano.- pela Represa Billings –
Comunidade Slow Food Rota do Cambuci e Mata Atlântica - Objetivo: divulgar produtos da Mata Atlântica valorizando a conservação, cultura, agroecologia com turismo sustentável.
Comunidade dos Pequenos Produtores de Cambuci – pela preservação da Mata Atlântica
Receitas Básicas com os Frutos da Mata Atlântica
Fruto nativo da Mata Atlântica, em tupi-guarni ele significa “kãmu-si” ou “pote d’água”, o que remete a sua semelhança com um vaso de cerâmica. O aroma cítrico e adocicado atrai o olfato, lembrando uma mistura de jabuticaba com limão. A ameaça de extinção dessa espécie nativa vem se revertendo e
pode ser resultado de sua transformação num verdadeiro símbolo de preservação da Mata Atlântica.
O Cambuci tem aparência de um disco voador, sabor ácido, e seu uso na gastronomia é diverso, seja em uma excelente geleia ou uma cachaça, passando ainda por sucos, mousses e molhos. Os óleos essenciais extraídos da planta representam um grande potencial para a fabricação de cosméticos e fármacos. É rico em vitaminas e sais minerais.
Geleia de Cambuci
Ingredientes
6 Cambuci sem casca
250 ml de água - Suco de 1 limão
200 gramas de açúcar ou adoçante forno e fogão
Modo de Preparo
Coloque os Cambuci , o suco de limão e a água no liquidificador e bata bem. Despeje em uma panela e leve ao fogo.
Acrescente o açúcar ou adoçante e deixe apurar, em fogo médio, por 30 minutos.
Bombom de Chocolate e Cambuci
Ingredientes
500g de chocolate meio amargo
2 xícaras de chá de geleia de Cambuci
Moldes para bombons ( a gosto)
Modo de Preparo
Derreter o Chocolate em banho maria até ficar cremoso. Esfriar o chocolate, conforme explica na embalagem (o fabricante) e colocar nos moldes.
Levar para gelar por dois a três minutos.
Rechear com geleia.
Cobrir cada bombom com chocolate e levar novamente à geladeira por 5 minutos.
Desenformar e servir.
Suco de Cambuci
Ingredientes
4 folhas de Couve
1 litro de água
Açúcar ou adoçante
gelo a gosto
4 frutos Cambuci grandes ou 300 g de polpa da fruta congelada
Modo de Preparo
Bater tudo no liquidificador ou mixer, coar e servir.
Uvaia
Típica da Mata Atlântica, a uvaia é conhecida como um fruto do mato. Seu sabor é intenso, assim como seu perfume. O sabor, apesar de intenso, pode não agradar a todos por ser azedo, e desse fato que surgiu seu nome ubaia, que em tupi significa fruto azedo.
A fruta é amarela, arredondada e possui duas sementes de aproximadamente quatro centímetros de diâmetro. De flor branca, a árvore é comumente plantada para uso doméstico, uma vez que seus frutos amassam, oxidam e ressecam com facilidade, tornando pouco viável a sua comercialização.
Seus frutos são ricos em vitamina A e C (quatro vezes mais que a laranja), combatendo desta forma os radicais livres e, consequentemente o envelhecimento celular.
Seu uso na gastronomia é diverso para receitas doces e salgadas.
Geleia de Uvaia
Ingredientes
1kg de polpa de uvaia ou fruto fresco (sem sementes)
1 ½ xícaras de chá de água
500g de açúcar cristal
2 colheres de sopa de suco de limão
Modo de Preparo
Bata a polpa com a água no liquidificador, passe pela peneira e junte o açúcar cristal.Leve ao fogo numa panela grande de fundo grosso e cozinhe mexendo sempre até atingir o ponto de geleia (ao pingar num prato ela não escorre).
Deixe esfriar. Coloque em vidros esterilizados com água fervente e bem secos.
Bolo Fofo de Uvaia
Ingredientes
4 ovos;
1 xícara de (chá) açúcar;
2 colheres de (sopa) manteiga amolecida;
1 ½ xícara de (chá) uvaia;
½ xícara de (chá) água;
1 ½ xícaras de (chá) farinha de trigo
1 xícara de chá de amido de milho ou fécula de mandioca;
1 colher de (sopa) fermento em pó.
Calda
1kg de uvaia
Suco de 1 limão (2 a 3 colheres de sopa)
1 xícara de (chá) água
1 xícara de (chá) açúcar
Modo de Preparo
Peneire os ingredientes secos: a farinha, o fermento e o amido. Reserve
Para a massa: Bata as claras em neve, acrescente as gemas uma a uma, o açúcar aos poucos, a manteiga, até obter um creme fofo.
Misture a uvaia com a água
Junte a uvaia ao creme que bateu, aos poucos delicadamente.
E vá acrescentando os ingredientes secos até formar uma massa cremosa e fofa.
Coloque em assadeira untada com manteiga e papel manteiga.
Leve ao forno (180°) já pré aquecido e deixe assar por 45 minutos.
Se quiser cubra com geleia da mesma Fruta Uvaia.
Preparo da Calda
Bater no liquidificador ou mixer a uvaia, a água e o suco de limão.
Leve ao fogo, junte o açúcar e ferva, mexendo com frequência até obter uma calda grossa. Sirva em cima do bolo ou em recipiente ao lado em uma molheira! E no Bolo Salpique açúcar de confeiteiro ficara mais chique e apetitoso!
Bom apetite!
Commentaires