top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

No ato de cozinhar, uma homenagem de amor às mães!

Atualizado: 9 de mai. de 2022


A pandemia nos levou a repensar em muitos valores, e um deles é como presentear no dia das mães. Nossa sugestão é surpreendê-la na cozinha.

Em uma busca sobre a importância de datas comemorativas me deparei com o valor ressaltado pelo Dia das Mães. Uma pesquisa me chamou a atenção, porque estamos saindo de um período de isolamento social e repensando novos valores sobre o que presentear no dia das mães, data que se aproxima, qual atividade você faria para homenagear sua mãe no dia dela? Aliás, esta foi a sugestão dada pela equipe do Portal do Envelhecimento, e como chef de cozinha adorei a ideia e fiquei surpresa com o resultado que encontrei das minhas pesquisas:



Na condição também de Educadora Alimentar que utiliza os alimentos como instrumentos para educar e a importância de estar à mesa com a família, minha sugestão é: vamos cozinhar e preparar uma surpresa para a mamãe; pode ser um brunch que nada mais é do que café da manhã prolongado ou refeição matinal que serve ao mesmo tempo de desjejum e almoço. O importante é proporcionar momentos para estarem juntos!

Em nosso blog Sabor & Saber você encontra sugestões e dicas sobre o tema (brunch e encontros) e como calcular as quantidades para o número de pessoas que estarão presentes. Sugiro você dar uma olhar nessas duas postagens aqui do Portal:

Artigos que você pode gostar também:

  • Cremilda Medina, 80 anos de afetos, formando, orientando e…

  • Memórias Lúdicas, um curso carregado de afetos

  • Eu quero que não me discriminem no trabalho

Que tal conhecer um pouco sobre a data?

O Dia das Mães é uma celebração que surgiu nos Estados Unidos, fundada por Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis. O dia foi criado por Anna como uma forma de homenagear sua mãe falecida em 1905.

No Brasil foi oficializado pelo decreto 21.365 assinado em 1932. O então presidente Getúlio Vargas definiu o segundo domingo do mês de maio como o Dia das Mães. A data faz parte da nossa cultura e ressalta a importância dessa figura que para muitos é sinônimo de amor, proteção, força e acolhimento. Em outros países as datas são diferentes.

Sugestões

Vamos agora às novas sugestões, com mesa posta arrumada que surpreenda, louças improvisadas e um bom aliado é o forno para servir tudo quentinho e permanecer muito tempo conversando, sentindo o verdadeiro sentido da vida juntos nos alimentando à mesa, isso é muito especial.

Comece planejando, horário, convidados, toalha, flores e louça para cada preparação. Não esqueça de abrir os links sugeridos aqui do Portal, onde você vai encontrar suco verde, água saborizada, patês, finger foods, saladinhas e aperitivos. Vou deixar mais sugestões.

Importantíssimo: Não deixe de dizer à mãe o quanto é amada.


1- Especial queijo brie assado com massa folhada


Em homenagem a cidade de origem, Brie, na França, esse queijo é produzido com leite cru de vaca. Sua casca branca aveludada é resultado da ação de um fungo – Penicillium camemberti – que promove a maturação de fora para dentro. Sua cor é pálida, sua textura macia, seu sabor é suave e intenso. Sua característica diferenciada é ser de massa mole com mofo branco, tem uma fina crosta de bolor Penicillium branco, que se tornam impregnadas de cores castanhas e amarelas à medida que esses queijos maturam. Recomendamos fortemente que a casca desses queijos seja consumida, pois é excelente!

Obs.: As geleias de frutas vermelhas, damasco e mel harmonizam de forma especial com os queijos cremosos.

Queijo brie assado com massa folhada

Ingredientes – 200g queijo brie – 150g massa folhada ou massa filo – 50 (ml) mel de laranjeira ou geleia preferida – 50g amêndoa laminada – 5g de alecrim – opcional se gostar – 250g de manteiga sem sal Obs.: Veja a opção sugerida a seguir, mas outra possibilidade é derreter o queijo sem recheá-lo, apenas cobri-lo com massa folhada, assada e dourada. Assim que sair do forno decorar com nozes, castanhas, passas. Servir à parte com patês salgados tradicionais e agridoces. É algo pessoal de acordo com o gosto de cada pessoa que irá degustar.

Modo de preparo 1- Pré-aqueça o forno a 180°C. 2- Abra a massa folhada sem retirar o plástico de baixo, desenrolando. Leia as instruções da caixa para uso, principalmente se for utilizar a massa filo. Ambas são fáceis de ser encontradas em mercados na parte de congelados. 3- Coloque o queijo brie sobre uma das extremidades da massa e, sobre ele, coloque a amêndoa laminada e o alecrim (se gostar), conforme o seu paladar. 4- Por cima do queijo (com as amêndoas e o alecrim) espalhe com cuidado o mel, com auxílio de uma colher pequena, também de acordo com o seu paladar. 5- Feche a massa e pressione-a com as mãos rente ao queijo. Corte o excesso da massa, rente ao queijo, deixando uma borda pequena. Com o restante da massa faça uma decoração no formato de coração ou de acordo com sua criatividade. 6- Coloque a manteiga em um recipiente pequeno e derreta no micro-ondas, por cerca de 20 segundos ou até derreter. Com auxílio de um pincel culinário, pincele a manteiga derretida sobre o envolto de massa folhada. Depois, transfira-a para uma assadeira média e leve ao forno 180°C por 20 minutos, ou até dourar. 7- Retire do forno e, se preferir, para servir coloque sobre uma tábua de madeira ou um prato de sua preferência. 8- Decore a tábua com frutas secas e frescas. Sirva quente com torradas e pães frescos.

2- Salada de frutas com suspiros e ganache



O Brasil é riquíssimo em frutas, nossa biodiversidade é incrível de sabores únicos que nem todos brasileiros conhecem. Elas fazem parte de nossos cardápios diários. Utilize preferencialmente as frutas regionais.

As frutas são essenciais no nosso dia a dia. Fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, ajudam no bom funcionamento do organismo e contam com poucas calorias. Para sair da rotina confira o passo a passo da salada de frutas com ganache e suspiros. Use sua criatividade e monte taças ou deixe cada participante criar a sua.

É interessante deixar as frutas higienizadas, picadas e bem montadas, pois as suas cores e frescor merecem cortes diferentes. É bom serem servidas com chocolate amargo ou ao leite, depende dos convidados, suspiros para a crocância, se ainda arriscar um chantilly fresco! Hummmmm…

Ingredientes para a receita – 375g (1 lata) de creme de leite; – 200g de chocolate meio amargo; – 1 colher (sopa) de limão; – 10 morangos limpos, sem folhas e picados; – 1 maçã (fugi ou verde), sem sementes, com casca e em cubos; – 10 uvas verdes cortadas ao meio; – 2 kiwi picados; – 1 banana maçã ou prata picada; – Outros frutos sazonais da região – 1 colher (chá) de raspas de limão. – Suspiros grande tipo mini- tortinhas assadas ou mini gotinhas de suspiros Decoração: Folhas de hortelã, castanhas em lascas e raspas de limão

Modo de Preparo 1- A higienização das frutas é importantes com bucha ou escovas. 2- Tirar as cascas é elegante pois algumas pessoas não gostam e aí você aproveita as mesmas para o preparo de chá ou aromatizar a água. 3- Algumas frutas, como maçã e banana, são importantes conservá-las com suco de limão, senão escurecem. 4- Corte as frutas usando sua criatividade com relação ao tamanho de corte ou utilizando boleadores ou cortadores especiais para frutas ou vegetais. 5- Depois de cortado mantenha tampado na geladeira para melhor conservação e frescor.

Preparo do Ganache 1- Pique o chocolate, coloque o creme de leite (com soro) 3- Junte as raspas de limão e misture bem. Sirva em Taça ou recipiente a parte para cada um fazer sua montagem.

Chá especial de cascas de frutas



Ingredientes: Utilize as cascas que cortou para sua salada de frutas ou que cortou e conservou embalada na geladeira. Um lembrete importante é da higiene das cascas das frutas que devem ser lavadas em agua corrente com escovinha ou bucha própria para higiene.

Ingredientes sugeridos – Casca de 1 maçã – Casca de 1 abacaxi – Casca de 1 maracujá – Casca de 1 laranja – 4 cravos-da-índia ou 1 galho de alecrim – Canela em pau a gosto – 1 ½ litro de água – 1 colher (sopa) de chá de camomila – 1 sachê – 1 colher (sopa) de chá de erva-doce –Opcional Opcional: açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo – Lave bem as cascas com uma escovinha e corte-as – Em uma panela, leve ao fogo médio as cascas, a agua as especiarias, ferva por 8 a 10 minutos – Adoce se quiser – Adicione os chás e desligue o fogo. Deixe descansar, por 3 minutos, tampado. Coe e sirva quente. – Reserve as especiarias para decorar.

140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page