O Guia Alimentar para a População Brasileira acabou de completar 10 anos, mas ainda não é tempo de se festejar. O Guia, publicado em 2014, é um instrumento de referência nacional e internacional, produzido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS) da USP e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).
O documento é fonte de informação e de recomendações para a sociedade em geral, e orienta profissionais de saúde e tomadores de decisão sobre políticas públicas no campo da alimentação.
Eu o utilizo em minhas palestras, cursos e materiais didáticos, na missão de “educar com alimentos”, mas reconheço que o governo federal ainda não transformou as orientações em políticas de fato de formação de educadores.
Realizei, como conselheira, uma apresentação do Guia para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de São Bernardo do Campo/SP, no dia Mundial da Alimentação (16/10) em conexão com o movimento Slow Food Brasil, sua filosofia, programas e envolvimento com nossa biodiversidade brasileira, pois falam a mesma linguagem.
Esta matéria e mais no Portal do Envelhecimento!
コメント