top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Mandioca, o alimento do século 21- Portal do Envelhecimento

MATERIA COMPLETA


O Dia Nacional da Mandioca foi criado pela Embrapa em 2007, e é comemorado anualmente, em todo o território brasileiro, no dia 22 de abril. De Norte a Sul do Brasil a mandioca é cultivada e consumida.

A mandioca e seus vários nomes

A mandioca é uma raiz conhecida nacionalmente com vários nomes como: mandioca, aipi, aipim, castelinha, uaipi, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava, mandioca-amarga… a pluralidade de nomes representa a importância que a planta da mandioca tem em todo o território brasileiro.

Basta um talo enterrado para ela se multiplicar. Resistente a pragas, dispensa agrotóxico. Alimenta pessoas e criações. Dela se extrai de álcool a plástico, a indústria a ressignifica a cada dia. Uma planta rainha.


Eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o alimento do século 21, ela é reverenciada por aqui há muito tempo e chegou a ser apelidada de “rainha do Brasil”. Sua majestade, a mandioca, já imperava absoluta muito antes de os colonizadores portugueses desembarcarem em terras tupiniquins.

Comemoramos aqui, anualmente, em nosso espaço de culinária e gastronomia, assim como em outros locais, o Dia Nacional da Mandioca, com ações educacionais diferenciadas para todas as fases da vida, com ações sensoriais e receitas doces, salgadas e bebidas


Creme de mandioca com vegetais

Ingredientes – 1kg de Mandioca – 2 ½ litros de caldo de vegetais caseiro ou água (preferencialmente fervente) – 4 dentes de alho picados – 1 Cebola grande picada – 1 escarola cortada bem fininha, ou 3 xícaras de alho poró – 1 ½ xícara de chá de ora pronobis (opcional) – 1 amarrado de ervas

Temperos Sal – noz moscada ralada a gosto ½ xícara de chá com salsinha e ½ xícara de chá cebolinha picadas

Opcional: ovos cozidos picados – pimenta dedo de moça picada

Modo de preparo 1-Em uma panela de pressão refogue o alho, junte a cebola e após dourar, junte a mandioca e o amarrado de ervas. Coloque um pouco de sal. Cubra a mandioca com o caldo de legumes ou água (deixe dois a três dedos de água acima do refogado). 2– Tampe a panela e após pegar pressão deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Depois deixe esfriar para sair a pressão. 3– Abra a panela, retire o amarrado de ervas. Se quiser bata com mixer ou no liquidificador para ficar bem cremoso ou deixe levemente amassado, com pedaços. 4– À parte, sirva a escarola ou vegetais que tiver refogados no alho, sal e cebola.


Acompanhamento: Sugestão ao servir o creme (caldo) – coloque em potes separados com salsa picada, outro com cebolinhas, ovos picados, torradinhas e pimenta dedo de moça para guarnição.


PARA MAIS RECEITAS E CONTINUAR LENDO A MATERIA ACESSE O PORTAL DO ENVELHECIMENTO (link abaixo)





44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page