• Chef Ana Tomazoni

Iogurte Caseiro



Ir ao supermercado está cada dia mais surpreendente e assustador, a hora que observamos os preços principalmente com os alimentos lácteos.

Levei um susto ao ver o aumento dos iogurtes, assim vamos lá lembrar nossa receita caseira simples e fácil de preparar.

Você só precisará de dois ingredientes: leite e um pote de iogurte natural. Quem vai fazer a mágica da fermentação é o calor!

Ingredientes:

- 1 litro de leite integral (melhor o tipo A)

- 1 pote de iogurte natural (170ml) sem açúcar

Opcional: 1 colher de sopa de leite em pó

Modo de preparo:

1. Retire o pote de iogurte da geladeira e deixe em temperatura ambiente

2. Aqueça o leite em fogo baixo, mexa de vez enquanto, não deixe ferver. Importante não formar nata. ( Se tiver termômetro 90°C).

3. Transfira o leite para uma tigela de cerâmica, vidro, espere amornar, mexendo de vez em quando. A dica é para verificar a temperatura, coloque o dedo indicador dentro do leite – você deve conseguir mantê-lo por 10 segundos. Se estiver usando um termômetro culinário, a temperatura ideal neste momento é 45 ºC

4. Essa temperatura é ideal para o crescimento dos lactobacilos.

5. Numa tigela pequena coloque o iogurte e misture bem com uma concha do leite morno (45°C) até dissolver. Acrescente a mistura ao restante do leite, misturando delicadamente.

6. Leve a mistura para fermentar: tampe a tigela com filme e embrulhe num pano grosso ou cobertor – a ideia é manter o leite aquecido.

Dica: Coloque a tigela embrulhada dentro do forno aquecido (desligado) e deixe por no mínimo 8 horas até formar o iogurte (esse processo pode levar de 8 a 12 horas, dependendo da temperatura ambiente). Isto ira acelerar um pouco.

7. Você pode dividir em potes pequenos tampados, conservados em geladeira poderá durar até uma semana.

Consuma puro, com mel, frutas ou em receitas doces e salgadas.

#receita#educarcomalimentos#comidadeverdade#gastronomia#cursosdegastronomia#culinaria#iogurte#iogurtecaseiro



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo