top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Higienização e Armazenamento dos Alimentos

Durante a semana recebemos vários pedidos, entre eles, como higienizar e conservar os alimentos, portanto, esse será o tema de hoje. E vamos continuar com sugestões para assuntos ligados a gastronomia, culinária, nutrição, saúde e social nos próximos temas, continue acompanhando em nosso Blog.



Higienização de Frutas e Verduras


O ideal é higienizar todas as frutas, verduras e legumes assim que chegarem casa e depois conserva-los em geladeira

A sugestão para frutas e legumes é ter uma escova só para isso, pode ser aquela de mão que serve para limpar as unhas. Alguns itens, como a batata, podem ser lavados com uma esponja e detergente neutro. Deixe as frutas e legumes lavados por 10 a 15 minutos em contato com o produto (veja a instrução do fabricante no rótulo) em seguida enxague em água corrente. Seque e conserve na gaveta da geladeira preferencialmente em uma caixa plástica.


As verduras e folhas em geral, higienizar uma a uma depois colocar imersa em água sanitária (cloro para alimentos) 1 colher de sopa para cada litro de água por 10 minutos, em seguida enxague e passe na centrifuga ou seque com toalha limpa. Conserve em caixa plástica forrada internamente com papel toalha; utilize o papel também na montagem de algumas camadas das folhas. Tampe e conserve em geladeira até 5 a 7 dias, ficarão perfeitas.


Dicas


  1. Se você conseguir comprar direto de uma horta e seguir os procedimentos acima, eles terão uma durabilidade ainda maior.

  2. Ao utilizar a água sanitária, é importante que esteja regularizada pelo Ministério da Saúde. Siga as orientações com rigor, observe o rótulo.

  3. Quando for limpar seu refrigerador, retire tudo de dentro, coloque em recipiente térmico ou isopor para conservar. Limpe e seque bem o refrigerador. Depois feche a porta, ligue e deixe gelando por uma hora, só então recoloque os alimentos.


Armazenamento em geladeira: Mantenha os alimentos higienizados em recipientes com tampa e cobertos com toalha ( ou papel toalha) para tirar a umidade e dar maior vida aos alimentos ou em sacos plásticos próprios para alimentos, até a hora de preparar ou servir.



514 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page