top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Hábitos alimentares, um patrimônio pessoal!



O hábito de alimentos funcionais  


O que é alimento funcional? Para algumas definições temos de conhecer a legislação de cada país ou estado que estamos falando. Sobre essa definição temos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.


A Anvisa define

os alimentos funcionais como aqueles que apresentam outros benefícios além das suas funções básicas. Podem, por exemplo, melhorar a função intestinal, prevenir os efeitos do envelhecimento precoce e até mesmo reduzir o risco de algumas doenças, como diabetes, hipertensão e câncer.

É importante lembrar que para que isso ocorra o consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis. Portanto, é necessário ingerir regularmente cereais integrais, frutas e vegetais, pois são neles que se encontram a maior parte dos componentes funcionais. Agora que você já sabe o que são os alimentos funcionais, neste artigo, em especial, utilizaremos o abacate, como o fruto coringa para preparar sucos, lanches, saladas funcionais e muito mais.

Para ser funcional, uma receita precisa ter ingredientes saudáveis, antioxidantes ou nutritivos. Quando essas características combinam, o resultado é perfeito! O que fazer para lanche da tarde saudável?


Dicas de lanches saudáveis para o café da tarde ou lanche da tarde


– Iogurte natural com frutas picadas e semente de abóbora, semente de chia;

– Fatia de pão integral com homus ou ovo mexidos;

– Crepioca (tapioca com ovo) com recheio de queijos magros ou frango desfiado;

– Omelete de vegetais;

– Smoothie verde

– Vitaminas com frutas e vegetais;

– Mix de castanhas e frutas com iogurte: o iogurte é um alimento que pode ser probiótico, ou seja, possui bactérias benéficas;

– Salada de frutas com mix de sementes;

– Frutas: Abacate, Banana, Mirtilo, Maçã, Morangos, Cambuci (frutas ricas em fibras, vitaminas e inúmeros antioxidantes).


Esta matéria e muito mais, foi postada no Portal do Envelhecimento, segue link:


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page