• Chef Ana Tomazoni

Focaccia de abóbora

Nada melhor que lutar contra a fome com uma deliciosa focaccia de abóbora


FOCACCIA DE ABOBORA

INGREDIENTES

·2 xícaras (chá) de farinha de trigo

·1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral

·1 ½ xícara (chá) de água do cozimento da abobora

·1 tablete de fermento biológico fresco (15 g) ou 1 colher de sopa do fermento biológico seco

·½ xícara de chá de abobora cozida e amassada

·1 colher (chá) de açúcar

· 1 ½ colher (sopa) de azeite

· 1 colher (sobremesa) de sal ou a gosto


MODO DE PREPARO

1. Numa tigela, misture 1 xícara (chá) de farinha de trigo, a água fria do cozimento da abobora, o fermento, o açúcar e o azeite. Mexa bem até dissolver o fermento, tampe e deixe repousar por 30 minutos.


2. Numa tigela grande, misture (os ingredientes secos) o restante da farinha de trigo, a farinha integral e o sal. Junte a massa (que cresceu) com o fermento, a abobora cozida e misture bem com as mãos até obter uma massa lisa. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 10 minutos. A dica, que coloco é, se você tiver batedeira com gancho deixe bater a massa por 10 minutos, velocidade média, senão faça seu exercício braçal do dia, pois a massa precisa ficar bemlisa e não muito dura, macia.

Abra a massa com o rolo coloquena assadeira, renderá 2 a 3 assadeiras médias. Cubra com um pano e deixe crescer por 1 hora


3. Depois de crescida aperte e marque a massa (focaccia) com a ponta dos dedos. Faça a salmoura com o sal grosso,e pincele a massa, coloque alecrim, se gostar pedaços de abobora cozida e regue azeite e salpique pimenta do reino . Deixe fermentar por 10 minutos. Após a fermentação, asse em forno de lastro entre 200°C e 220°C com vapor, até dourar entre 15 a 20 minutos.

Se assar em forno caseiro pré aquecido 180°C, por 30 minutos


A dica também fica para colocar outros recheios como carne seca temperada, cozida e desfiada, calabresa ralada, peito de frango desfiado, cogumelos refogados e outros.


#receita #gastronomia #culinaria #focaccia

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo