• Chef Ana Tomazoni

Final de Semana com Deliciosas Brusquetas

Pensarmos em final de semana com algo especial e delicioso, muita coisa vem em mente, entre elas, com certeza, a Brusqueta. Nesses tempos de isolamento que para muitos nem lembram direito o dia da semana, mas muitos outros que estão trabalhando (home office), ou com crianças, bagunças, barulho ou ainda trabalhando até muito tarde da noite para poder ter mais concentração, o dia se torna mais longo ou mais curto, enfim chegamos a perder a noção do tempo com a rotina totalmente diferente dos velhos tempos!!!


Este nosso blog tem o sentido de compartilhar saberes na arte culinária, na gastronomia e na nutrição consciente e prazerosa. Trazer você, sua família ou quem está contigo em casa para cozinharem e compartilharem saberes, são desejos para um “momento único e especial no ato de cozinhar"!


É incrível como tem preparações que conseguem agradar a todos e também personalizar cada uma das criações, hoje em especial com brusquetas, mas que você pode fazer também com discos de pizzas etc.



A brusqueta surgiu com o aproveitamento das sobras de pão, ela é muito antiga e continua mundialmente preparada no dia a dia ou como comida requintada, na alta gastronomia.

Use sua criatividade, você pode prepara-las de diversas formas, desde a mais tradicional que leva tomate e manjericão até opções mais complexas como a de bacalhau, com pato, com frutas, etc. O interessante é sempre provar os mais diferentes sabores e fazer um bom aperitivo ou entrada, essa variedade muitas vezes acaba virando um delicioso jantar. Daremos algumas sugestões:


Brusqueta Tradicional com Pão Integral



Essa opção é a mais simples e saborosa, é a mais comum principalmente na Europa e Américas. Você vai usar pão integral (preferencialmente mais firmes tipo pão italiano)


Ingredientes - para 10 brusquetas


10 fatias de pão tipo Italiano

5 tomates tipo italiano

5 dentes de alho ( ou a gosto)

50 ml de Azeite ( regar bem)

Manjericão, sal e pimenta ( a gosto)

300 g de Mozzarella


Modo de preparo


  1. Corte os tomates, o alho e o manjericão, picados, coloque em um bol ou travessa e misture bem com o azeite e os temperos. Reserve.

  2. Rale a mozzarella grossa. Reserve.

  3. Pegue as fatias de pão uma a uma, e esfregue os dois lados com dente de alho para pegar bem o cheiro. Coloque as fatias de pão espalhadas uma a uma em uma travessa de alumínio e deixe no forno até começar a dourar.

  4. Retire a travessa dos pães do forno, e comesse a montar as brusquetas fatia por fatia, colocando com uma colher, o tomate temperado formando uma camada homogênea sobre a fatia e em toda a superfície do pão. Repita com todas as fatias. Coloque todo o tomate preparado. Em seguida, com a mão pegue porções de mozzarella e espalhe sobre o tomate de forma mais concentrada, pois ao derreter ela se espalha.

  5. Regue mais um pouco de azeite sobre cada fatia.

  6. Retorne a travessa ao forno a 180º. e deixe até dourar. Cuide para não queimar o pão. Nessa hora, vai um pouco no visual para saber quando pronta, Mas via de regra aproximadamente 10 min. quando o forno estiver quente.

Obs: Você pode utilizar vários tipos queijos ralados grosseiramente e misturados variando os sabores.

Outra sugestão utilizar pães diferentes do italiano, melhor os mais firmes mas na verdade o que você tiver em casa disponível, corte a fatia mais grossa, torre e depois faça a montagem. Siga o passo a passo da primeira receita.

Ingredientes diferentes para variações: queijos: cream cheese, parmesão gorgonzola, brie, etc. e finalize com tomilho, alecrim, mini tomates e outros a gosto.

Brusqueta Vegetariana



Essa sugestão é boa para os veganos e vegetarianos com tubérculos ou grãos: batata baroa (mandioquinha), mandioca, feijão branco, grão de bico bem temperados com sal, azeite, suco de limão e tomatinhos cereja, temperados com ervas frescas ou secas. Leve ao forno para dourar. Os procedimentos iguais a primeira receita.

Brusquetas com Vegetais Berinjela ou Abobrinha



Os vegetais em cubos refogados com azeite, alho e cebola grelhados ou refogados ficam mais especiais quando temperamos com vinagre balsâmico, shoyou, pimenta e ervas.

Gosto de preparar com o pão ciabata em fatias. Torro como mencionei na primeira receita, cubro com a berinjela preparada e finalizo com um pouco de queijo para gratinar.

Brusquetas com Cebolas Carameladas, Cogumelos



É diferente corte 2 cebolas em fatias finas e frite em ½ colher de azeite, fogo médio até ficarem amarelas. Gosto de colocar 1 colher de café de açúcar e uma pitada de sal, para um toque especial. Retiro e reservo

Os cogumelos shitake ou shimeji ou cogumelos ou Paris ou Porto Belo. Corte e leve a uma frigideira com manteiga refogue com 1 colher de shoyou.

Montagem: use baguetes (rodelas torradas) pode colocar cebola caramelada, cogumelos e só um pouquinho de queijo para gratinar.

Brusqueta Gourmet de Parma, Brie e Pera



Hummmm que delicia! essa ótima harmonização queijo brie e presunto de parma. Acrescente a fruta pera, ficará muito especial depois de aquecida.

Sirva com um toque de azeite e aceto balsâmico para quem quiser ter uma nova experiência!

Brusqueta com Cambuci (Brusqueta Cambuça)


*Cambuci fruto nativo da Mata Atlântica rico em vitaminas e sais minerais. O Cambuci poderá ser substituído por limão.

Após os ingredientes do vinagrete com tomate temperado, da primeira receita estarem prontos, acrescente 2 cambucis picados, dará um sabor agridoce acentuado. Vale a pena fazer, o sabor é incrível e surpreendente!





0 visualização

© 2023 por VIVENA Comunicação.