top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Festival de Panquecas Intergeracional!


      Intergeracionalidade são às relações existentes entre gerações.  É um conceito plural, isto é, necessita do outro, não se concretiza sozinho, tanto na  palavra como também no conceito. Portanto, a experiência intergeracional necessita do outro, isto é, só se realiza quando houver outra pessoa interagindo.


        Diante dessa definição de intergeracionalidade, com muito orgulho, prazer e alegria que há 40 anos em nossa escola contemplamos esse conceito. Temos uma escola de arte culinária, com aulas de gastronomia, nutrição e etiqueta à mesa, que são ministradas com dinâmicas de grupos e aulas interativas, favorecendo um novo aprendizado tanto para os alunos como para os professores. Há um envolvimento afetivo-emocional onde a cada aula há “um evento” com um tema que envolve um alimento que ele já conhece e prepara, mas com uma nova forma de prepará-lo e apresenta-lo, assim como, saboreá-lo.


A arte culinária com a gastronomia contempla praticas inacreditáveis de se mensurar nos mais variados sentidos de vida, como saúde e bem estar. Um exemplo disso, foi quando tivemos em nossa aula de Festival de Panquecas com idoso de 84 anos, outros de mais de 70 e adolescentes 13 anos e 17 anos. Foi muito emocionante de vivenciar.   Confira os vídeos com panquecas e muita diversão. Importante observar que, não importa a faixa etária, o nível econômico, a etnia, o nível de escolaridade etc. que o alimento os une.  Que lindo!  quanta emoção ao conseguir equilibrar a panqueca!


O envelhecimento faz parte do processo natural da vida, principalmente o biológico, porém, nós educadores podemos acelerar ou retardar esse processo. Como pedagoga, mestre em gerontologia e doutora em educação, tenho a preocupação em pesquisar e reinventar hábitos alimentares que afetam e melhoram a longevidade, independente da idade cronológica. Outro fator interessante foi ter no grupo também no mesmo Festival de Panquecas, um aluno, jovem de 27 anos, com intolerância a glúten. Aplicando a regra da intergeracionalidade envolvendo todos os sentidos, criamos uma deliciosa receita de panqueca com farinha de batata doce, (poderia ser também panqueca com batata doce cozida), receita criada exclusivamente para aquele aluno poder participar interagindo na hora da degustação ( e todos os alunos da sala também puderam degustar dessa receita extra). Esse gesto de carinho fez com que o aluno se sentisse incluído e participando ativamente em cada etapa do processo!


Cada um de nós possui sua própria luz, é capaz de acender a chama e a alma alheia, independente da idade. Trocar, contribuir, relacionar, deslocar conhecimento ao outro, e, em especial ao idoso, que necessita muitas vezes, de mais calor e iluminação do que os jovens, é também um ato de amor. O  movimento intergeracional vai de encontro a cada experiência.

Observamos que até os mais introspectivos dos homens, necessita, e também tem uma certa urgência, dividir o que sabe e também se relacionar. Pelo compartilhamento e pela troca intergeracional, as relações se enriquecem. Um ensina, o outro aprende, e vice versa, assim ambos saem fortalecidos. Mas criar esse clima de aprender, repartir e doar, exige um exercício de confiança e de aprendizagem constante. É deixar fluir a cada momento, sempre em clima de brincadeira e fazer novamente, sempre aprendendo.  É vida e alegria, é o alimento transformado em delicias e sabores únicos!


Vídeo feito da Matéria em nosso YouTube:

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page