top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Festas de final de ano – encontros em família - Portal do Envelhecimento

Atualizado: 16 de dez. de 2022

Leia a matéria na INTEGRA no site do Portal do Envelhecimento

Final de ano é momento de muitas celebrações, a família se reúne, troca presentes, faz cardápios especiais, pois comemora-se o fechamento de um ciclo. Para muitos é a melhor época do ano, principalmente os católicos com rituais significativos e celebrações marcantes como “o nascimento de Jesus”. Vivemos o renascimento das famílias. São momentos de reflexões em que somos convidados a sermos melhores como pessoas e com tudo que nos rodeia. Somos chamados para fazer a diferença, e vivermos o presente com propósitos para sermos e fazermos outras pessoas felizes.


Em minha família temos uma ligação muito grande com o Natal e sempre festejamos seguindo os rituais. Minha família é muito católica e por isso temos o hábito de agradecer e rezar antes das principais refeições. Fazemos da mesa posta uma beleza especial em todos os sentidos, recordações e muito divertimento, para momentos inesquecíveis! Uma festa em gratidão e memórias. Lembranças muito gratificantes e recheadas de amor.


Este ano nosso natal terá um sabor muito especial, com muito mais emoção. A família toda estará reunida, inclusive os netos australianos que virão para o Brasil e nos reuniremos num local novo para todos, no nordeste do Brasil. Sentindo-me muito agradecida e abençoada pela oportunidade. Família toda unida não tem preço!


PAVÊ OU CHARLOTE?


Como Educadora na área da arte culinária e gastronomia internacional, tenho minhas definições. Pavê é a montagem em camadas com bolacha ou bolo em camadas com creme, frutas, chocolate ou geleia, normalmente são montados e servidos no próprio recipiente levado à mesa!


A Charlote é um pavê montado e desenformado, normalmente montado também em camadas de bolachas ou bolo e creme com opções de frutas, geleias etc. Considero uma sobremesa com o lado externo decorado com bolachas expostas muito chique.


Compartilho com vocês uma receita especial, o Charlote de frutas.

O nome clássico Charlote é de origem russa, criada no século XIX pelo Chef francês Marie-Antoine Carême, na cidade de São Petersburgo sob o nome de Sharlotka (ou Charlotte Russa – como ficou conhecida) como um presente para a família imperial do Czar Alexandre I.

Ao longo dos anos a receita sofreu alterações, contudo, não perdeu sua classe e elegância! A Charlote tem, na realidade, uma história muito controversa, sendo disputada como tendo várias origens: Rússia, Inglaterra e até França, que também desperta olhares e faz parte de muitos cardápios semanais.


Esta receita, com passo a passo abaixo, é de minha mãe Mercedes e da espanhola Vó Maria, montada fria com os biscoitos.

Charlote especial de frutas a minha moda


Creme especial com doce de leite

Ingredientes: 1 lata de doce de leite (300g) ou 1 lata de leite condensado cozido 300g de creme de leite 500ml de leite 6 gemas peneiradas 2 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (chá) de essência de baunilha 3 colheres (sopa) de farinha de trigo- ½ xícara de licor de cacau ou outro de sua preferência. Se gostar (opcional 1 xícara de nozes picadas grosseiramente.

Outros Ingredientes Base: 300g de biscoito tipo inglês ou champanhe (2 pacotes)

Calda para umedecer os biscoitos 1 xícara de leite fervido Licor de cacau ou de sua preferência 1 colher (sopa) de chocolate em pó

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes da calda e passe mergulhando os biscoitos.

Creme de chocolate 300g de chocolate meio amargo ou ao leite derretido ½ xícara de leite fervendo ou 200g de creme de leite

Modo de Preparo do creme 1- Coloque em uma panela o doce de leite, o leite, as gemas peneiradas e a farinha de trigo. 2- Leve em fogo brando e mexa com batedor ou fouet até obter um creme bem homogêneo e firme. Em seguida adicione a manteiga e deixe esfriar totalmente. 3- Coloque o creme na batedeira, adicione o creme de leite e bata até ficar bem fofo. A charlote ficará fácil de desinformar.

Dica: Se for transportar (para longe) coloque 1 colher pequena (2 g) de gelatina incolor, hidratada com 4 colheres de água fria, aqueça 15 segundos no microondas ou banho maria, bata junto na última fase da preparação do creme. Reserve para montagem.

Modo de Preparo: Creme de Chocolate Pique o chocolate, junte o leite ou creme de leite, e leve ao microondas potência média, mexa a cada minuto até formar um creme brilhante.

Montagem 1- Corte só uma ponta dos biscoitos que serão usados para decoração, coloque em toda borda, ficarão em pé com maior segurança. Em forma, 26 cm, com fundo removível, coloque os biscoitos, demolhados na calda rapidamente. 2- Coloque os biscoitos preparados em pé “na beirada da forma” 3- Monte camadas no fundo da forma com os biscoitos ingleses ou champanhe, em seguida uma camada de creme, se quiser fruta picada ou nozes picadas. Outra camada de biscoitos, creme e fruta. A última camada é de creme de chocolate preparado (ganache).

Finalize com frutas frescas!

Leve à geladeira por 2 horas ou até servir! Desenforme e salpique açúcar de confeiteiro se gostar.

Dicas e Sugestões Monte em taça grande transparente com os biscoitos contornando toda borda. Decore com frutas frescas da estação, amarre um laço de cetim ou organza e leve para servir!



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page