top of page
  • Foto do escritorKelly Moura Fé

FAZER FESTAS – REUNIR AMIGOS E FAMILIARES É UMA ARTE!



Final de ano, organizar a ceia de ano novo é uma missão que demanda tempo, mas pode ser feita de forma simples, barata e bonita, principalmente se seguir o que a própria natureza e época tem de melhor em frutas, legumes, vegetais e sazonalidade.

A comida é um dos pontos primordiais para a ceia de ano novo, pois as festas duram mais tempo e muitas vezes, a noite inteira! Entrada, pratos principais e sobremesas não podem ficar de fora da sua lista de o que servir na ceia de ano novo.



A ceia de ano novo é cheia de superstições e você pode considerá-las na hora de escolher o que servir na ceia de ano novo. Algumas pessoas, por exemplo, acreditam que comer frango no ano novo dá azar – assim como todas as aves que “ciscam para trás”.

Por outro lado, incluir o porco no cardápio traz sorte, porque esse animal costuma movimentar o focinho para frente e atrai muito sucesso para o ano que vai começar.

Assim folhas de louro na carteira para não faltar dinheiro, comer a fruta “romã”, comer grãos de uva fazendo pedidos e guardando o ano todo as sementes até realizar .....

Lentilhas preparadas de muitas formas não devem faltar na mesa da noite do dia 31 para 01 de janeiro.

Para a decoração da ceia, acredite no colorido e perfume das frutas frescas, assim como flores do campo também frescas para alegrar o ambiente. Coloque uma toalha bem passada com guardanapos grandes pode ser de papel, dobrados de formas criativas! Aproveite algum arranjo de natal com bolas que você já tem.. A criatividade é fundamental para surpreender!

O fundamental para uma realização da festa com sucesso é seu check list para ir listando cada detalhe e fundamentalmente sua alegria e espontaneidade em receber com seu coração cheio de amor cada convidado, tenho certeza que o sucesso estará garantido!


Desejo um Ano Novo cheio de felicidades e muitas festas com familiares e amigos,


Com carinho, Ana Tomazoni


Confira sugestão para uma deliciosa entrada para seu encontro



ENTRADA COM TRIGO GRÃO E LENTILHA E BROTOS




Ingredientes: - 1 xícara de trigo grão germinado, - 1 xícara de lentilha cozida (pode ser as coloridas),

- 1 caixa (150g) de broto de alfafa ou outro a sua escolha, - 1 abacate ou 2 avocados

Molho: - 4 colheres de azeite de oliva extra- virgem, - 2 colheres de suco de limão, sal a gosto

- 1 colher de sopa de gengibre ralado fino, - 4 colheres de sopa de salsa picada, - 1 xícara de chá de tomate picado sem pele e sementes,

Decoração: 1 colher de sopa de sementes de linhaça e gergelim.

Modo de Preparo: 1- Coloque o trigo grão de molho em água por 1 noite, coe, deixe descansar na peneira ou escorredor por 2 dias. 2- Outra alternativa é cozinhar o trigo grão, na panela de pressão por 10 minutos depois que iniciar o TsiTsi. 3- Desligue e aguarde mais 20 minutos. Abra e tempere. 4- Deixe de molho em água fervendo a lentilha por 30 minutos. 5- Cozinhe a lentilha até ficar macia.


Molho: 1-Em um recipiente coloque o azeite, o suco de limão e o sal bata com dois garfos, até ficar emulsificado (cremoso). 2- Junte ao gengibre ralado ou apenas o suco do gengibre a salsa e o tomate. 3- Coloque o molho no trigo grão cozido e nas lentilhas cozidas, misture bem. 4- Montagem no prato que vai servir, coloque o broto de alfafa, o trigo temperado e em volta os cubos de abacate. 5- Finalize com sementes de linhaça e gergelim. 6- Obs: Sirva em travessa grande rodeada de folhas verdes picadas ( alface americana, agrião, rúcula etc)


Filé Mignon Com toque Asiático


imagem ilustrativa

Fonte: FEED Açougue do Produtor



Ingredientes: - 1 kg de filé mignon limpo - 2 colheres de sopa de azeite - 3 colheres de sopa de alho picado - 2 colheres de sopa de gengibre ralado - 1/2 de pimenta dedo de moça picada - 4 colheres de sopa de molho de soja - 2 colheres de chá de açúcar - 1 Limão - Sal - Salsinha picada Abacaxi: - 400 g de abacaxi descascado - 2 pimentões verdes/ vermelho - 1 cebola (roxa) - Sal - 1 cenoura grande em palitos - 1 Xícara de chá de vargem ou brócolis - 1 Xícara de cogumelos - 2 colheres de molho de soja - Coentro picado ou salsinha - 100 ml de água

Modo de preparo: 1. Corte o filet em cubos grandes.

2. Coloque todos os ingredientes para marinar por 20 minutos Modo De Preparo:

1. Corte o abacaxi, o pimentão e a cebola em cubos grandes.

2. Esquente a wok e acrescente azeite.

3. Caramelize primeiro a cebola, depois o pimentão e os de mais legumes e, em seguida, o abacaxi.

4. Retire e reserve.

5. Na mesma panela, junte o filé mignon sem o molho e puxe rapidamente, sem mexer muito.

6. Junte o abacaxi, o pimentão e a cebola.

7. Junte o molho da marina do filé.

8. Depois de deglacear com molho da marinada junte um pouco de água, misture.

9. Coloque o coentro, ou salsa e prove os temperos.

PARA FINALIZAR

Coloque no prato e decore com castanhas de caju e /ou castanhas do Para picadas e folha de coentro ou salsa.




imagem ilustrativa





Confira a programação



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page