1. Consciência e respeito aos alimentos:
· Respeito a quem plantou e colheu
· Respeito a quem preparou
· Respeito à mesa e a comida que irá nutrir nosso organismo
2. Bases da cozinha – O segredo dos sabores
3. Aproveitamento total dos alimentos
4. Higiene e manipulação
5. A simplicidade da culinária saborosa
6. Preparo com banana e aproveitamento de cascas (Bolo/Torta e doce de banana) e degustação
7. Preparo de chá com o aproveitamento de cascas de frutas e degustação
Reaproveitamento de alimentos
Dra. Chef Ana Maria Tomazoni
Vamos lembrar mais algumas dicas:
· Excluindo a casca comestível de algumas frutas, acabamos perdendo muitas fibras, que são importantíssimas para o bom funcionamento do intestino.
· Também não se deve cozinhar os legumes em água e depois jogá-la fora, já que todas as vitaminas hidrossolúveis (aquelas diluídas na água) se perdem.
· Quando for usar uma metade de abacate, deixe a outra com o caroço – isso evita que ela se deteriore com rapidez.
· A abóbora é altamente nutritiva, e devemos nos lembrar de aproveitá-la inteira: casca, folhas, polpa e o cabo. Seus caroços, quando torrados com sal, servem como aperitivo. Use o mesmo procedimento para a soja e sementes do melão.
· Cascas, talos e folhas das hortaliças são ricos em fibras e podem ser utilizados em refogados, sopas, bolinhos, recheios para tortas, farofa e etc.
· Não adicione bicarbonato de sódio ou outras substâncias químicas na água do cozimento para acentuar sua cor. Alguns nutrientes são destruídos por elas.
· Antes de reaproveitarmos os alimentos é importante nos certificarmos do real estado da qualidade do produto. Saber como estava acondicionado e conservado. Deve possuir suas características organolépticas perfeitas, ou seja, cor, cheiro, sabor do alimento fresco!
Comments