top of page
  • Foto do escritorMari Mendes SocialMedia

ENCONTRO SLOW FOOD NO ABC – Degustação e encontro com autora do livro O Ponto do Doce.

Tivemos um encontro no ultimo domingo (26.08.12) onde reunimos alunos, amigos, associados, líder do convivium São Paulo, Cenia Salles, a líder internacional Lia Poggio assim como a associada do Slow Food e autora do livro O Ponto do Doce.O Slow Food é uma associação internacional, sem fins lucrativos fundada em 1989, na Itália.


Essa associação segue conceitos da ecograstronomia, que reúne o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta. Essa associação conta com mais de 100.000 associados em mais de 200 paises.



Iniciamos o encontro, com a Oficina do Gosto, convidando algumas pessoas a vendarem os olhos para descobrirem alguns sabores de ervas frescas. Foi muito espontâneo e alguns prometeram prestar mais atenção (em todos os sentidos) no que comem.

Comer é fundamental para viver. A forma como nos alimentamos tem profunda influência no que nos rodeia - na paisagem, na biodiversidade da terra e nas suas tradições. Para um verdadeiro gastrônomo é impossível ignorar as fortes relações entre prato e planeta. Além disso, melhorar a qualidade da nossa alimentação e arranjar tempo para a saborear, é uma forma simples de tornar o nosso cotidiano mais prazeroso. Esta é a filosofia do Slow Food.



O Livro O Ponto do Doce, da Autora Dalva Soares Bolognini é um pesquisa que situa o doce como importante componente do imaginário nacional e de decisivamente incluído nas formulações de identidades regionais, de sociedades e de indivíduos.(Temos à venda em nosso espaço culinário)



Confira as receitas que degustamos, tem até um biscoito da mulher de Monteiro Lobato, confira e faça, Hummmm delicias!


Receitas da degustação em 26/08/2012 – Escola de Gastronomia Sabor & Saber, S.B.Campo

Bolo de amendoim

6 ovos + 3 claras

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite

5 colheres (sopa) de farinha de rosca

500g de amendoim cru

100g de margarina

1 colher (sopa) cheia de fermento em pó



Modo de Preparo:

Bater no liquidificador os ovos, o leite e o amendoim. Passar para uma tigela e acrescentar os demais ingredientes. Forma untada com margarina e polvilhada com farinha de rosca. Forno a 250 graus C, por aproximadamente 35 minutos.

Biscoitos de cará (de 1907)

300g de cará cozido e espremido

500g de polvilho azedo

150g de margarina

4 colheres (sopa) de açúcar

3 ou 4 ovos, até a massa ficar bem flexível



Enrolar os biscoitos ou abrir a massa e cortar com cortadores ou formatos geométricos. Ficam mais crocantes com a massa bem fina. Assar em bases ligeiramente untadas por aproximadamente 30 minutos em forno quente.


BISCOITINHOS MANHOSOS

(do caderno de receitas de D. Purezinha, mulher de Monteiro Lobato)

8 ovos, 4 sem claras, assucar, 2 colheres de farinha de trigo, 2 de manteiga; amassa-se isto com araruta até o ponto de biscoito.

Assa-se, come-se e repete-se.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page