• Chef Ana Tomazoni

Dia da Gastronomia Sustentável - Ana Tomazoni e Angélica Nicoletti

A Angélica Nicoletti (@angelicanicolettioficial) fez uma super matéria do Dia da Gastronomia Sustentável, confira a baixo:

ONU alerta sobre desperdício; a professora e escritora Ana Maria Tomazoni defende o consumo consciente dos alimentos e a valorização dos pequenos agricultores

A data foi estabelecida pelo Assembleia Geral da ONU em 2016. A decisão reconhece a gastronomia como uma expressão cultural relacionada à diversidade natural e cultural do mundo.

De acordo com a organização, os produtores precisam ser mais cuidadosos na forma como utilizam os recursos naturais e consumidores devem ser mais exigentes quando escolhem seus alimentos.

Esta postura também pode ajudar a preservar as receitas e culturas tradicionais. Escolher alimentos cultivados localmente e comendo aquilo que está disponível em cada estação, ajuda a mudar os padrões de compra de empresas locais, como restaurantes e hotéis.


EDUCAÇÃO

Fotos: Enrique Nicoletti Em sua escola, Ana Maria Tomazoni ensina e dá exemplo de consumo consciente

O movimento em torno da gastronomia sustentável ganha cada vez mais espaço na sociedade e é ampliado por meio de porta-vozes. Entre eles está a educadora Ana Maria Ruiz Tomazoni, proprietária ao lado do marido, Hermes Tomazoni, da escola https://www.saboresabergastronomia.com.br/.


“A educação alimentar desperta a condição de cidadania ativa, ampliando seu significado para um movimento de pertencimento e corresponsabilidade das ações coletivas.” Frase extraída do livro ‘Educar com Alimentos’, de Ana Maria Tomazoni

Pesquisa e divulgação Ana Maria alia educação e linha de pesquisa de interdisciplinaridade ao focar no tema alimentação, com duas principais ênfases a nutrição e a culinária. Doutorada em Educação e Currículo, Mestre em Gerontologia e pós-graduação em Hotelaria e Eventos e Pedagogia, Técnica em Nutrição, Especialista em Gastronomia com vários cursos no exterior como Le Cordon Blue. Palestrante é também escritora e coautora de mais de 30 livros e compartilha seus conhecimentos por meio de aulas e participação na mídia.


O que pode ser feito pelo consumidor

  • 1. Apoie seus agricultores, indo aos mercados locais e comprando de pequenos produtores ou agricultores domésticos.

  • 2. Experimente alimentos locais em suas viagens, permitindo uma melhor visão da cultura de um lugar e apoiando as economias locais.

  • 3. Mantenha as tradições culinárias vivas, experimentando receitas que usam ingredientes nativos da sua região.

  • 4. Evite o desperdício de alimentos, usando todos os ingredientes e salvando as sobras.

  • Fonte: ONU (https://news.un.org/pt/story/2020/06/1717192)

Confira a matéria no site da Angélica Nicoletti

https://www.estiloangelica.com.br/hoje-e-dia-da-gastronomia-sustentavel/


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo