top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Covid-19 - Proteja-se! O uso das máscaras

Atualizado: 6 de abr. de 2020

Com o novo pronunciamento do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobre o uso das máscaras, o mesmo pediu para que a população faça sua própria máscara e pare de buscar esse produto no mercado, deixando o destino delas para os profissionais da saúde, por isso, viemos hoje mostrar um novo jeito de fazer máscaras de pano.



Sob outro olhar, além da saúde, o do “empreendedorismo”, as tão necessárias máscaras, temos muitas pessoas fazendo e vendendo.


Gostaríamos de compartilhar um exemplo no exterior, temos um vídeo gravado com passo a passo de uma brasileira, Márcia  Ferreira,  que mora em Hamburgo, na Alemanha. Lá, ela está doando muitas máscaras para a população local. Confira o vídeo.

Aqui temos um pequeno texto escrito por ela, inclusive autorizando nossa postagem.

"Arregaçando as mangas. Moro há 25 anos aqui na Alemanha, em Hamburgo. Hamburgo é uma cidade muito internacional, pode-se comparar em alguns pontos com São Paulo, talvez seja esse um dos motivos por eu gostar tanto daqui.

A gastronomia é muito variada, tem o bairro português, por exemplo, onde você pode tomar uma “bica” e comer o famoso pastel de nata ao som de Paula Fernandes, não faz muito tempo vivi exatamente isso.

Mas não só os portugueses são bem-vindos e se sentem em casa aqui na Alemanha, tem também os turcos, chineses, árabes, americanos, enfim, pessoas de toda parte do mundo. Nos aeroportos internacionais é sempre um ir e vir, de norte a sul do planeta. E é num desses ir e vir que algo que nunca deveria ter existido se espalhou pelo mundo e desde 27 de janeiro está fazendo morada aqui também, na Alemanha,  o Corona Vírus. Esse vírus não tem passaporte, não pede licença, não avisa que vai chegar, não é racista.

O número de infectados vem crescendo dia após dia no mundo todo. O governo daqui tem tomado medidas importantes para combate-lo, os cientistas têm trabalhado quase sem cessar na procura de uma vacina e melhor terapia para a recuperação dos infectados.

A população tem levado a sério as instruções do governo, parece que todo dia é domingo, de tão pouca gente que se encontra pelo caminho devido à quarentena. Não se tem dúvida que um bom aliado no combate à proliferação do vírus é o uso de máscaras.

Na falta de máscaras medicinais, parte da população decidiu “arregaçar as mangas” e começou a confeccionar máscaras de tecidos. Lençóis, camisetas e vestidos estão nas mãos das donas de casa, se transformando em máscaras, que são doadas. Com os passar dos dias, vem sendo cada vez mais comum ir ao supermercado, farmácia ou banco de máscaras.

O que antes provocava uma certa aversão, vem sendo cada vez mais um sinal de solidariedade entre a população. Adotei a ideia, já confeccionei cerca de 50 máscaras nos últimos 5 dias e não vou parar por aí. Não quero fazer conta de quantas pessoas podem ser infectadas por uma única pessoa, minha conta é de quantas pessoas serão poupadas, caso um infectado estiver usando máscara! Gostou da ideia? Copie! Liebe Grüße aus Hamburg und bleib Gesund! Lembranças de Hamburgo e saúde! Márcia Ferreira www.calendariodenatal.com"



O outro vídeo é da Dra. Ana Escobar, também ensina fazer mascara caseira, veja....


Alguns cuidados!


  • Quando você usa a máscara, automaticamente ela é contaminada. Então, toda vez que você coloca a mão no adereço, você contaminou essa parte do seu corpo. É preciso fazer a higienização das mãos, seja com sabão e água ou álcool gel, antes de colocar a máscara e depois que retirar. É aconselhável que as mulheres evitem o uso de maquiagem, para não manchar e diminuir a filtração e o tempo de vida útil do item e os homens tirem a barba para não atrapalhar.

  • Deve lavar com água e sabão, álcool 70% ou hipoclorito – composto químico usado como desinfetante. E se, depois disso, a máscara preservar as características originais dela, pode ser reutilizada.

  • Evite que a mascara contamine outros ambientes. Após retirar, colocar imediatamente para lavar e/ou higienizar.


Confira mais alguns vídeos que ensinam a fazer as mascaras:




261 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page