top of page
  • Foto do escritorKelly Moura Fé

CONGRESSO GASTRONOMIA SEM FRONTEIRAS



Cozinheiros Sem Fronteiras Brasil e Aregala Internacional juntos com o Senac-SP no Congresso Gastronomia Sem Fronteiras


Chefs e cozinheiros integrantes da Aregala Internacional e Cozinheiros sem Fronteiras

Na segunda-feira, 16 de dezembro aconteceu em São Paulo das 15h às 21h o Congresso Gastronomia sem Fronteiras, uma iniciativa da Cozinheiros sem Fronteiras e Aregala Internacional em parceria com o Senac Aclimação, o evento reuniu mais de 100 profissionais da gastronomia nacional e internacional para atualização dos conceitos e tendências no universo da gastronomia

O evento apresentou a importância da gastronomia brasileira e de diferentes movimentos pela melhoria contínua dos processos da carreira profissional e da gestão de negócios gastronômicos. A programação, contemplou as novas profissões de carreiras gastronômicas e tipologias de negócios, assim como caracterizar o atual panorama do mercado de alimentação no Brasil.




Para o Prof. Celso dos Santos Silva , Vice-presidente da Aregala Internacional e Presidente da Cozinheiros sem Fronteiras Brasil, representante de algumas entidades brasileiras e Professor de Pós-graduação em Gestão de Negócios da Alimentação no Senac Aclimação , “ as entidades estão cada vez mais em evidência no cenário gastronômico brasileiro, a integração com o Senac é extremamente importante, na medida em que os chefs de cozinha e os cozinheiros começam a se preocupar cada vez mais em pesquisar, estudar, se atualizar, se aperfeiçoar, se especializar, se qualificar e se requalificar, e claro que parceria ótima , uma das melhores parcerias que temos em São Paulo, interior , mas em todo Brasil é a opção Senac, pela sua tradição, metodologia, pela forma diferenciada que tem para qualificar as pessoas do ponto de vista técnico e social e disponibilizá-las no mercado de forma harmônica.”

Esteve presente no Congresso, proprietários e empresas do segmento do food service do Brasil, Consultores, professores é um momento especial para o Senac São Paulo, para a Cozinheiros sem Fronteiras Mundial no Brasil e Aregala Internacional.



O Presidente Mundial da Aregala e Embaixador da Cozinheiros sem Fronteiras Diego Silva Lehmann, enviou mensagem de felicitações aos organizadores do Congresso e membros da Cozinheiros sem Fronteiras e Aregala Internacional , ao Professor Celso dos Santos Silva, a Professora Maria Luiza Santomauro Vaz - Coordenadora de pós-graduação e extensão universitária na Senac, a Vice- Presidente da Aregala América do Sul e Presidente da Aregala do Equador, Marlene Jaramilo, eleita recentemente que estará representando a Delegação estrangeira, e todos os palestrantes do Congresso e participantes.


O Congresso Gastronomia sem Fronteiras contou com representantes oficiais dos seguintes países: Portugal, Itália, França, Colômbia, Equador, Japão, Brasil.


O Congresso Gastronomia sem Fronteiras contou com a participação especial de Terezinha Covas, Vice-Presidente da Sociedade Latino Americana de Gastronomia e Hotelaria Hospitalar, com sede em Lima, no Peru.


Programação: 15h - Recepção, credenciamento e visita aos expositores 16h - Abertura oficial do congresso, com a participação da diretoria nacional do Cozinheiros sem Fronteiras 16h30 - Painel: Saúde, Gastronomia e Oportunidades Apresentação dos novos conceitos e tendências da gastronomia internacional e discussão da aplicação plena no Brasil em termos de operação e gestão. Palestrantes: Ana Tomazoni, Marlene D. C. Jaramillo Granda, Simone Borsolari e Terezinha Covas. 17h30 - A Evolução Histórica Mundial do Cozinheiro Apresentação dos principais aspectos evolutivos do profissional de cozinha ao longo da história da humanidade. Palestrante: João Luiz Máximo da Silva 18h - O Cozinheiro do Futuro Discussão do perfil ideal do profissional de cozinha para os próximos desafios da globalização gastronômica. Palestrante: Celso dos Santos Silva 18h30 - Intervalo e degustação de produtos gourmet 19h - Painel: A Demanda de Profissões e Carreiras Gastronômicas no Brasil e no Mundo Identificação e análise das tendências atuais por profissões, carreiras e modelos de negócios gastronômicos. Palestrantes: Carmen Guarize, Daniel Ravetta, Jonas Juliani Oliva, Rafael Olivieri 20h - Painel: A Hora e a Vez da Gastronomia Brasileira Caracterização e reconhecimento do potencial gastronômico brasileiro por meio de seus diferenciais de matéria-prima, profissionais, empresários e culturas gastronômicas. Palestrantes: Enio Miranda, Elzinha Nunes, Luisa Saliba e Paulo Leite Ação socialO Ingresso ao evento será de 1 kg de alimento não perecível

A Inscrição do Congresso foi gratuita, porém o ingresso do evento foi de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar).

Os alimentos, foram destinados à Associação Educacional para Múltipla Deficiência (AHIMSA), localizada na Rua Baltazar Lisboa, 212, Vila Mariana, São Paulo - SP.

Exposição e Degustação de Alimentos Inovadores





Degustação e exposição de alimentos deram um toque gastronômico ao Congresso. A exposição contou 24 empresas que representam o canal food service, promovendo seus lançamentos, realizando degustações e relacionamento com os chefs e cozinheiros.

Entre as marcas estão:


Korin Alimentos – a chefe Angela Festa degustando:

Frango ao açafrão da Terra com Amêndoas;

Arroz doce integral Korin com amendoim;

Patê de ovos.



O Chef Rodrigo Albano degustando: receitas criadas por ele com os produtos da Copra. Entre as delícias estão:

Mini Brownie de Chocolate;

Mini bolo de chocolate lowcarb com calda

Sorbet de coco


A Copra também esteve com exposição de seus produtos.





Cambuci-Fruto da Mata Atlântica também será destaque na mostra de empresas do food service



A AgroAsmussen empresa de Natividade da Serra, esteve degustando suco de cambuci, fruto nativo da mata atlântica. Outra degustação que a marca realizou foi o do chutney de Cambuci. Além disso, a empresa esteve com outros produtos do portfólio no evento.




Sobre o Senac São Paulo

Há mais de 70 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de ensino superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para suas necessidades.

Com 61 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o estado de São Paulo. São 16 na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 35 no interior; além dos três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo.


Sobre a Aregala Internacional - Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas e do Mundo


A AREGALA é uma associação gastronômica fundada na América Latina, nas ruínas místicas de Machu Pichu, no Peru, há 36 anos. É o reitor do continente americano, mas hoje se espalhou por quase todo o planeta, mantendo representações e escritórios em 60 países do mundo resgatando e difundindo os valores culinários das cidades, desenvolvendo sua gastronomia como valor cultural, social, turístico, trabalhista, humanista, filantrópica folclórica, histórica, educacional e identidade de suas nações.


Foi fundada em 1982 sob o nome de Associação de Restauradores, Enólogos, Escritores Gastronômicos da América Latina, Miami, Quebec e Espanha, com uma Associação subsidiária de Editores e Escritores Gastronômicos das Américas, também fundada pelo chef Diego Silva Lehmann e que era a A primeira associação de jornalismo gastronômico do mundo, hoje sob a sigla OMPG.PRESS - World Press and Gastronomic Organization.


A Aregala compreende a América, Europa, parte da Ásia e África e é considerada por muitas celebridades culinárias como uma das maiores e mais importantes associações culturais e filantrópicas e educacionais do mundo, tanto pela extensão geográfica (para integrar 50 países) quanto pela importância e significado de seu trabalho.


Sobre a Cozinheiros sem Fronteiras

Cozinheiros sem Fronteiras é uma entidade internacional presente em mais de 20 países de língua hispânica, portuguesa, inglesa, francesa, entre outros, que atende as exigências técnicas da OMS – Organização Mundial da Saúde – em desenvolvimento de programas internacionais de combate à fome e desnutrição humanas, além de ações integradas de Cultura e Educação Social nas áreas de Gastronomia e Hospitalidade Brasileira. É composta por Cozinheiros e Chefes.

A Cozinheiro sem Fronteiras Brasil é a única da América Latina que tem representantes brasileiros em cidades importantes como Orlando, Ilha da Madeira, Oxford, Lyon, Luanda e Hamburgo.

Acompanhe as atividades da Cozinheiros sem Fronteiras nas redes sociais:



​Serviço

Congresso Gastronomia Sem Fronteiras

Data: 16 de dezembro de 2019

Horário: das 15h às 21h

Inscrições gratuitas: Ingresso 1 kg de alimento não perecível, exceto sal e açúcar

Local: Senac Aclimação

Endereço: Rua Pires da Mota, 838 - São Paulo

Mais Informações: (11) 3795-1299

Mais informações para imprensa sobre o Congresso Gastronomia sem Fronteiras podem ser obtidas nos canais abaixo.



JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação

José Maria Filho – Jornalista MTb 19.852

Cel. e WhatsApp: (11) 99804-1112



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page