Quando recebi o convite para participar do programa ao vivo, 21.02.13, com o tema Comida Divertida pediram-me também alguns pratos prontos que chamasse atenção das crianças. Confira algumas fotos.

A conversa foi muito além dos pratos divertidos, falamos muito mesmo de educação alimentar em todas as fases da vida.
Discutimos a importância do leite materno, as primeiras papas e os sucos naturais.
E do paladar, como aprender sabores e as experiências com os alimentos.
Coloquei que, muito além do paladar, a alimentação está ligada ao prazer, representando nossos cinco sentidos: olhar, sentir o aroma, tocar, provar e ouvir o som de um alimento.Por esta razão que o visual do prato, a brincadeira com as cores dos alimentos são tão importantes, e nos estimula a querer comer.
Com relação às escolhas, deixar as crianças e adolescentes participarem das compras , assim como higienizar, guardar e até ajudar a preparar o prato, irá aguçar a curiosidade dos sabores.
Em nossas aulas, na Escola Sabor & Saber, trabalhamos o prazer de finalizar o prato, servi-lo em mesa arrumada e não de frente à TV. Quando degustamos, estamos educando para o reconhecimento da qualidade da comida através da exploração dos cinco sentidos.
Compartilhamos também o conceito Slow Food, a idéia de que comida significa prazer, cultura e convivência. Que o ato de comer pode influenciar valores, atitudes e emoções. Essa visão é interessante na medida em que gera um processo recíproco de aprendizado.
Confira nossa programação no site www.saboresabergastronomia.com.br

Comentarios