top of page
  • Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Comer conforme a estação do ano. Viva os cozidos! - Portal do Envelhecimento

Atualizado: 17 de mai. de 2023



Lembrar-se dos cozidos é muito bom nesses dias mais frios, pois são acolhedores, quentinhos e saudáveis. Viva as leguminosas.

Quando pensamos em estações do ano, principalmente verão e inverno, já relacionamos cada uma ao que mais gostamos no modo de viver, desde o simples vestir uma roupa à alimentação. Como alguém que ama cozinhar, quero aqui sugerir alguns pratos que ajudam na imunidade durante o clima mais frio e também como pratos quase únicos e quentes. E também uma boa opção para o Dia das Mães que se aproxima.

No Brasil, por conta do clima tropical, não seguimos muito os cardápios dos calendários sazonais. Um exemplo é nossa feijoada contemplada nos cardápios semanais na maioria dos restaurantes. O ano todo.

Como estamos no mês de maio e já temos noites e dias mais frios, esse será o fio condutor para nossa sugestão.


Quem é descendente de espanhóis, as memórias afetivas e gustativas lembram “os garbanzos” um delicioso “puchero” e quase isso “um pozodero” como cozinham os mexicanos. Aqui abro uns parênteses para contar que quando estava num hotel em Monterrey (México), tinha disponível, no café da manhã, esse cozido. Chamou-me atenção e perguntei ao garçom e ele confirmou que é hábito servir esse prato com grãos de bico e de milho branco no café.

Minha memória de avó paterna sempre foi de deixar de molho os grãos de bico à noite e, pela manhã, todos ajudando manualmente a tirar a pele de cada grão. As crianças riam muito dos “casos” contados pela vó e pelo vô em torno da mesa, enquanto tiravam a pele do grão.

Lembrar-se da nossa feijoada, do puchero e do cassole para os franceses é sempre muito bom nesses dias mais frios, pois são acolhedoras, quentinhas, saudáveis e possuem variedades de alimentos em carnes e vegetais. Os cozidos com alimentos sazonais (que temos na época) garantem mais frescor, mais sabor e são mais nutritivos.

Os grãos são, nutricionalmente falando, fontes em fibras, minerais e vitaminas em todas as fases da vida. Eles harmonizam com grande variedade de condimentos, ervas e carnes.

Mas antes de passar as receitas e comentários gostaria de citar um “Manifesto dos Feijões e das Leguminosas”. Um texto traduzido por Lucas Mourão, porta voz da Comunidade Slow Food Beagá, extraído de um texto original dos parceiros do Projeto Global Beans, com o objetivo de conectar os promotores da biodiversidade de feijões e leguminosas.

Na missão de educar com alimentos, a importância das nossas escolhas e consciência alimentar são fundamentais para uma melhor longevidade, assim como conhecer os alimentos, de onde vem, quem planta, como são produzidos. Como exemplo, a biodiversidade alimentar pode interferir em nosso Planeta e em cada um de nós. Você já pensou nisso?



Puchero – cozido à moda espanhola



Ingredientes – 200g – 1 Costela com osso descongelada e cortada em ripas – 280g – 2 xícaras (chá) de Lombo fresco ou descongelado e cortado em cubos médios – 70 g de Bacon em cubos – 2 gomos de Paio cortados em rodelas grossas – 1 gomo de língua calabresa – 2 ½ xícaras (chá) de grão de bico (pré-cozido) – 3 litros de água ou se você tiver caldo caseiro de carne ou frango – 2 folhas de louro – 1 amarrado de ervas (bouque garní) – 1 colher (sopa) de óleo vegetal – 1 cebola descascada e cortada em cubos pequenos – 4 dentes de alho descascados e picados – 1 colher (sobremesa) de açafrão da terra – 2 tomates cortado em cubos pequenos – 2 cenouras descascadas e cortadas em cubos – 2 xícaras (chá) de vagem cortadas ao meio – 2 batatas descascadas e cortadas em cubos – 1 pimenta dedo de moça – Sal e pimenta do reino – Azeite e salsa ou coentro picado, para finalizar.

OBS: Há outras versões desse prato com outras carnes como frango, etc., dependendo do país ou região onde são preparados! A verdade é que fica um cozido muito especial em nutrientes e sabores inesquecíveis!

Modo de preparo 1- Coloque os grãos com metade da água e o louro em uma panela de pressão e cozinhe por 30 minutos depois que pegar pressão. Reserve;

2- Em uma panela grande, aqueça o óleo e doure um pouco de alho e bacon frite, junte a costela; adicione o lombo e deixe dourar. Por último, acrescente a linguiça e o paio e doure. Frite separadamente depois junte;

3- Acrescente a cebola, o alho, o açafrão, e as demais especiarias, refogue bem. Junte a cenoura, as batatas, os tomates e refogue rapidamente; adicione o restante da água e os grãos pré-cozidos. Deixe a vagem para os 5 minutos finais. Cozinhe até os legumes ficarem macios e o caldo engrossar;

4- Finalize com salsa fresca ou coentro, regue azeite e sirva bem quente.



PARA MAIS RECEITAS E CONTINUAR LENDO A MATERIA ACESSE O PORTAL DO ENVELHECIMENTO (link abaixo) https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/comer-conforme-a-estacao-do-ano-viva-os-cozidos/

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page